quinta-feira, 12 de abril de 2012

Contratado como empregado doméstico, segurança particular não recebe horas extras

Por falta de amparo legal, um trabalhador contratado por um empresário como empregado doméstico para prestar serviços a ele e à família não receberá 225 horas extras mensais que alegou fazer durante o período em que trabalhou como segurança particular. A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento a agravo de instrumento interposto pelo trabalhador.
Ao ajuizar a reclamação trabalhista, o segurança pleiteou o reconhecimento de vínculo empregatício, pelo período de dois anos, com a empresa da qual o empresário era sócio. O juiz da 42ª Vara do Trabalho de São Paulo, porém, não encontrou elementos para deferir o pedido, pois o trabalhador recebia o salário diretamente do empresário e só exercia sua atividade para os membros da sua família. A sentença reconheceu sua condição de empregado doméstico e deferiu-lhe oito horas diárias com reflexos nas férias, acrescidas de um terço, nos décimos terceiros salários e no aviso prévio.
A sentença foi contestada pelo empresário por meio de recurso ordinário ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), que excluiu da condenação o pagamento de horas extras e reflexos. Segundo o TRT/SP, o parágrafo único do artigo 7º da Constituição da República não fixou ao doméstico limite semanal ou diário para a prestação de trabalho. Dessa forma, não haveria como cogitar o deferimento de tais direitos ao doméstico, pela inexistência de amparo legal. O segurança, então, interpôs recurso de revista ao TST, cujo seguimento foi negado por despacho de admissibilidade ainda no TRT/SP.
Diante disso, o trabalhador ajuizou o agravo de instrumento ao TST. No entanto, não conseguiu invalidar os fundamentos do Tribunal Regional de São Paulo. Para a relatora do agravo, ministra Kátia Magalhães Arruda, a decisão do Regional está embasada no conjunto de fatos e provas dos autos, que, pela Súmula nº 126 do TST, não pode ser analisado em esfera extraordinária. A Quinta Turma, então, negou provimento ao agravo, decisão que, na prática, mantém o entendimento do TRT/SP.
(Lourdes Tavares/CF)
Processo: AIRR-44900-19.2007.5.02.0042

Um comentário:

  1. Bom dia,

    Meu nome é Alex, sou responsável pela divulgação da Juruá Editora (www.jurua.com.br) e lhe envio esse e-mail com o intuito de firmarmos uma parceria com vantagens para ambos.

    A Juruá é uma editora com 42 anos de atuação e que tem por tradição publicar livros fruto de linhas de pesquisa de mestrados e doutorados, tendo todas as obras passado por um rigoroso Conselho Editorial formado por mestres e doutores de suas respectivas áreas, o que garante publicações de excelente qualidade.

    Dentre nossas obras publicadas, temos uma que está ligada diretamente com o seu blog, conforme abaixo:

    Gestão Estratégica Participativa - Teoria e Prática para Criação de Organizações que Aprendem
    José Garcia Leal Filho, 3ª Edição - Revista e Atualizada, 152 pgs.

    Comprar Item | Mostrar Detalhes


    Capital Humano - Sua importância na Gestão Estratégica do Conhecimento
    Osmar Ponchirolli, 184 pgs.

    Comprar Item | Mostrar Detalhes


    Gestão de Pessoas e Competência - Teoria e Pesquisa
    Coords.: Diogo H. Helal, Fernando C. Garcia e Luiz Carlos Honório, 384 pgs.

    Comprar Item | Mostrar Detalhes


    A parceria se dará com a divulgação dos nossos livros através da inclusão de um banner da Juruá na página inicial do seu blog, e em contrapartida, sobre todas as vendas efetivadas e confirmadas através do nosso link, remuneraremos com 10% de comissão. Há também a opção desse percentual ser repassado em forma de desconto aos visitantes do seu blog. A escolha fica a seu critério - remuneração de 10% ou desconto de 10% para os visitantes.
    A formalização da parceria se dá através de um cadastro e o valor da comissão a ser paga poderá ser conferido em qualquer dia do mês. O pagamento será efetuado diretamente na conta corrente cadastrada em uma data preestabelecida. Mais informações estão disponíveis em nossa página www.jurua.com.br/parceiro.asp.

    Havendo interesse, estamos à disposição para maiores informações no e-mail divugacao@jurua.com.br

    Atenciosamente,
    Alex Chagas
    Divulgação – Juruá Editora

    ResponderExcluir