Para celebrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, na próxima quinta (28), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE) vai intensificar as ações fiscais no setor da Construção Civil, entre os dias 25 e 29.
O dia 28 também terá uma programação especial. Uma Audiência Pública com o tema ‘Os desafios do complexo industrial e portuário de Suape frente à saúde do trabalhador no âmbito do PAC’, está agendada para as 14h no auditório da SRTE/PE (veja endereço abaixo).
Além disso um ato público vai lembrar das vítimas em frente à estação central do metrô em Recife.
Segundo a chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTE/PE, Simone Holmes, a construção civil foi escolhida como foco das ações por ser o segundo setor com o maior número de vítimas fatais e um dos maiores em número de trabalhadores com incapacidade permanente no país.
Ela afirma que a Auditoria Fiscal do Trabalho vem dando atenção especial a todas as obras em andamento no estado, principalmente as de grande infraestrutura, que estão em ritmo acelerado e envolvem um número expressivo de trabalhadores. “Não aceitamos que acidentes e doenças sejam considerados parte do trabalho”, diz ela.
Estatísticas
Segundo dados oficiais do Anuário Estatístico de Acidente do Trabalho (AEAT) do Ministério do Trabalho e da Previdência Social em Pernambuco o número de acidentes aumentou de 17.344 em 2008 para 18.812 em 2009. Já no triênio 2007-2009 foi registrado mais de 51 mil acidentes do trabalho, envolvendo 241 óbitos e deixando 883 trabalhadores com alguma seqüela definitiva. Apesar dos resultados, as estatísticas oficiais ainda são limitadas, pois só incluem os trabalhadores com carteira assinada e os acidentes registrados por meio das Comunicações de Acidente de Trabalho – CAT.
O dia 28 de abril foi instituído como Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, em alusão aos 78 trabalhadores mortos na explosão de uma mina, Estados Unidos, em 28 de abril de 1969.
Fonte blog do Trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário