sexta-feira, 29 de junho de 2012

Meio Ambiente do Campo - Prefeitura de Atibaia(SP) promove 8º Dia do Campo Limpo

A Prefeitura promove no próximo dia 27 de junho (quarta-feira) mais um “Dia do Campo Limpo”, ação cujo objetivo é sensibilizar os produtores rurais a respeito da importância da destinação correta de materiais prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, comumente utilizados no campo. Essa será a 8ª edição do evento, que acontecerá no Centro Comunitário do bairro Maracanã, das 9 às 12 horas.
No “Dia do Campo Limpo” do Maracanã, produtores rurais da região poderão levar para descarte embalagens vazias de agrotóxicos, tanto rígidas quanto flexíveis; pilhas e baterias usadas; eletroeletrônicos fora de uso; agulhas e seringas utilizadas em vacinações de animais e de uso pessoal; e lâmpadas incandescentes, mistas e fluorescentes (tubulares e compactas).
Para o recolhimento de embalagens rígidas de agrotóxicos, os produtores devem separar as tampas, fazer a tríplice lavagem e perfurar o fundo do recipiente. Já as embalagens flexíveis devem ser acondicionadas (ensacadas) separadamente. Não será necessária a apresentação da nota fiscal de compra dos agrotóxicos, apenas os dados do agricultor, como nome, CPF e endereço.
Agulhas e seringas usadas deverão ser entregues pelos produtores dentro de garrafas PET. Também estará disponível no local o equipamento responsável por recolher e triturar lâmpadas. Nele, os resíduos são separados em compartimentos: um deles recebe vidro e o outro armazena gás de mercúrio e pó fosfórico (materiais tóxicos presentes em algumas lâmpadas, como as fluorescentes) em filtros especiais, onde ficam armazenados.
Outro trabalho que será realizado no “Dia do Campo Limpo” envolve a conscientização dos produtores rurais sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
“Promovemos um trabalho que visa conscientizar os produtores de que o descarte correto das embalagens e os cuidados no manuseio e aplicação de agrotóxicos reduzem os índices de exposição e contaminação, tanto de pessoas quanto do meio ambiente”, ressalta o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Humberto Rosente.
O evento ainda receberá novamente o “Cata Treco”, da Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE), que realizará a coleta de móveis velhos e outros materiais inutilizados de grande porte (exceto entulho).
O 8º “Dia do Campo Limpo” tem o apoio da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp), Defesa Agropecuária, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Associação dos Amigos dos Bairros Maracanã e Jardim Maracanã (Região 10) e SAAE.
Mais informações na Secretaria de Agropecuária e Abastecimento pelo telefone (11) 4414-7500 ou pelo site: www.atibaia.sp.gov.br .


Fonte: atibaia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário