domingo, 1 de junho de 2014

Curso Aberto de Interpreta​ção da Norma NBR ISO 14001:2004

Data de realização:  26 de julho e 02 de agosto - sábados consecutivos

Local: Rua da Concórdia, 915, São José, Recife/PE, nas instalações da Protec Com. e Serv. Ltda.

Instrutor: Euclides Gandim - Engenheiro Químico com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gerenciamento Ambiental. Há vinte e um anos vem atuando com gerenciamento de riscos, segurança do trabalho, saúde ocupacional, gerenciamento ambiental, segurança de alimentos e transporte de cargas perigosas, prestando serviços de consultoria, auditoria e treinamento. Possui amplo conhecimento na implementação de gestões. Auditor líder de sistema de gestão ambiental, de segurança e saúde no trabalho e Bonsucro (certificação que avalia a sustentabilidade dos produtos fabricados a partir da cana de açúcar). Auditor de Boas Práticas de Fabricação, de segurança de alimentos e do programa SASSMAQ da ABIQUIM (transporte de cargas perigosas. Durante sete anos supervisionou a área de fabricação de papel e outros três anos e meio coordenou as áreas de projetos e montagem industrial, em outra fábrica de papel.

Objetivo: Fazer com que os participantes conheçam e saibam interpretar os requisitos da norma NBR ISO 14001:2004, bem como a interação entre os mesmos; Como atender a cada um dos requisitos dessa Norma, inclusive os procedimentos previstos no requisito 4.4.6 (Controle Operacional); e Os cuidados a serem tomados durante a implementação, inclusive das etapas de priorização, ou seja, o que a boa prática recomenda em “por onde começar”.

Metodologia a Ser Aplicada: O treinamento será realizado de forma muito interativa e prática, abordando teoria e prática sobre o conteúdo da norma; chamando atenção aos documentos obrigatórios e de como atender a cada um dos requisitos; os cuidados e as possíveis dificuldades que poderão ocorrer; realizando atividades práticas, individuais e em grupos, sobre alguns dos requisitos da norma; e esclarecendo todas as dúvidas de entendimento dos requisitos e de como implementá-los.

Obs.: Será fornecido certificado de participação àqueles que obtiverem 100% de frequência.

Carga horária: 16 (dezesseis) horas

Público Alvo: Engenheiros, técnicos, professores, estudantes e outros interessados
        

Conteúdo:
-      Empregos verdes;
-      A relação entre a norma NBR ISO 14001:2004 com a OHSAS 18001:2007;
-      O Sistema de Gestão como ferramenta gerencial para as empresas;
-      PDCA;
-      Análise e interpretação dos requisitos da Norma NBR ISO 14001:2004;
-      Levantamento de aspectos e impactos ambientais – técnicas e mapeamento das informações;
-      Indicadores, preventivos e reativos, de desempenho do SGA;
-      Orientação sobre a documentação obrigatória; e
-      Exercícios.

Investimento: R$ 350,00 por participante

Maiores informações: Através dos seguintes contatos – (83 9859 2266) ou euclides@previneonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário