Algumas características não mais tem espaço no competitivo mercado de trabalho. Fazer suas tarefas sem se importar sobre como estão indo as tarefas dos demaispossui o perfil do profissional egoísta e individualista, cumprir o seu papel independente do que está acontecendo na empresa é algo desnecessário. É preciso compreender não somente a sua tarefa, mas os produtos e serviços da empresa como um todo, preocupando-se como cada parte relaciona-se com as demais, além de que possuir aptidão para trabalho em equipe é um diferencial de grande valor.
Possuir perfil questionador, não mais aceitar as coisas simplesmente “como elas são”, querer compreender o porquê de serem daquela forma e, assim sendo, encontrar formas de contribuir com o desenvolvimento do processo, junto a uma boa eloquência, capacidade de retórica, de expressar-se bem diante de outras pessoas, de convencer por meio da palavra, são características que nem todos cultivam em seu dia a dia. Todos os profissionais necessitam de uma forma ou de outra, comunicar-se e expressar ideias em algum momento de suas atividades à outra pessoa.
Assim, demonstrar capacidade em manter um ambiente estimulador, ponto importante para o trabalho em equipe e favorável para que ocorram tempestades de ideias pelo ambiente estimulador, todos ficam felizes, sentem-se à vontade para discutirem, cooperarem, a comunicação flui e o conhecimento consegue circular melhor.
Possuir temperamento estável, pois a empresa precisa contar com que, em momentos de tensão e stress, como os que ocorrem em negociações de novos serviços, procedimentos ou em processos de desenvolvimento de certos produtos, e rotinas de trabalho, que esse profissional terá equilíbrio de suas emoções. Não saber lidar positivamente com as emoções pode ser o que o separa de uma promoção e um salário melhor.
Proatividade, isto é, a capacidade que um indivíduo possui de ter alguma iniciativa, de tomar alguma decisão mediante os fatos sem a necessidade de intervenção de terceiros. A agilidade para tomada de decisões, hoje é muito procurada nos profissionais, pois faz parte do dia a dia do profissional de Segurança e Saúde do Trabalho.
Marcos Antonio Ribeiro
Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo
Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário