sábado, 12 de novembro de 2011

Números - Mato Grosso é campeão em mortes por acidentes de trabalho

Mato Grosso ocupa a primeira posição no ranking em mortes por acidentes de trabalho. Foram 551 pessoas que faleceram entre 2006 e 2009 enquanto estavam trabalhando. Os dados constam no Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, do Ministério da Previdência Social, e serão apresentados nesta sexta-feira, pelo Superintendente Regional de Trabalho e Emprego, Valdiney Antonio de Arruda, em audiência pública, no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. O número de óbitos no Estado é maior que o registrado em Goiás, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.

Quando a análise é feita em relação aos benefícios concedidos por incapacidade permanente, Mato Grosso ocupa a 15º posição. O relatório foi elaborado pelo Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho em Mato Grosso e contém informações sobre acidentes de trabalho no Brasil, com foco no estado de Mato Grosso.
"A análise dos dados segundo a Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE), também preocupa. Entre os anos de 2006 e 2009, de um total de 51 ramos de atividade econômica, somente 13 atividades concentram 74,77% do total de óbitos em Mato Grosso. E o percentual expressivo se repete no caso dos benefícios por incapacidade permanente: das 54 atividades analisadas, as 13 com maior ocorrência concentram 50,36% dos benefícios concedidos nesta modalidade", informa a assessoria da superintendência.
A audiência discutirá temas relativos à "terceirização de Serviços nas Obras da Copa de 2014 e seus Reflexos nos Direitos Trabalhistas - Boas práticas para Prevenir Litígios, reduzir Custos e Acidentes de Trabalho e Estimular o Trabalho Decente".
No encerramento do seminário, será assinada, por representantes de diversas entidades, a Carta de Compromisso de Cuiabá, como ao estímulo às boas práticas e uma iniciativa para prevenir litígios e reduzir acidentes de trabalho.


Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário