segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

OIT lança vídeos sobre Trabalho Decente

Da OIT

O Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil está lançando dois vídeos sobre o tema Trabalho Decente. Os vídeos foram produzidos a partir das demandas recebidas pela OIT durante o processo de realização das Conferências Estaduais de Trabalho Decente.
As conferências ocorreram entre os meses de setembro e dezembro de 2011 em todas as unidades da Federação (com exceção do estado do Acre) e envolveram representantes de governos e representações de empregadores e de trabalhadores e da sociedade civil no mais amplo processo de diálogo social em curso no país.
As estimativas são de que cerca de 23 mil pessoas participaram das discussões sobre os temas do mundo do trabalho, que culminarão com a realização da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (CNETD), que será realizada em Brasília em maio deste ano.
No primeiro vídeo é apresentada uma visão geral sobre o Trabalho Decente, com testemunhos de representantes do Escritório da OIT, de organizações de empregadores e de trabalhadores e do governo. Há participações da Diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, do coordenador nacional do Projeto Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC, pela sigla em inglês), Renato Mendes, do coordenador do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo, Luiz Machado, e da coordenadora do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho e Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Márcia Vasconcelos.
Os representantes dos empregadores junto ao Conselho de Administração da OIT, Dagoberto Lima Godoy, e dos trabalhadores, Nilton Souza Silva, e Mário Barbosa, da Assessoria Internacional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), também dão seus testemunhos.
O segundo vídeo, intitulado “Fala Povo”, traz depoimentos espontâneos de trabalhadores e cidadãos mostrando o que as pessoas entendem por Trabalho Decente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário