domingo, 16 de outubro de 2011

SSO - Exercícios que auxiliam no trabalho

O Ministério do Trabalho possui normas regulamentadoras para assegurar características como conforto, segurança e bom desempenho aos funcionários das empresas no dia a dia do trabalho.
Entre as exigências destacam-se os cuidados com o mobiliário, que deve ser ajustável à estatura de cada profissional e possuir encosto que proteja a região lombar. Além disso, o assento deve ter borda arredondada para facilitar a circulação do sangue nas pernas.

Mas a solução para o problema de quem sofre com dores corporais vai além da utilização de um mobiliário correto. Ficar muito tempo sentado é prejudicial à saúde, pois a pressão exercida na região lombar das costas aumenta em 50%. Para isso, aconselha-se passar alguns minutos em pé, já que esta ação proporciona uma alteração nos músculos desta região.
Ficar muitas horas trabalhando sentado em frente ao computador, pode causar o tensionamento de ombros, da cervical, inflamações nos punhos, dedos e cotovelos, além de Lesões por Esforço Repetitivo, mais conhecidas como LER.
Pequenos alongamentos esporádicos ao longo do dia também ajudam a evitar o desgaste físico e auxiliam no descanso dos músculos. Os fisioterapeutas da Acquaterapia indicam pequenas pausas e a mudança de posição durante o dia-a-dia no trabalho. Ações simples como estas contribuem para amenizar dores e evitar lesões.
Por Jessica Moraes


Fonte: Vila Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário