segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Brasil e Espanha se unem no combate aos acidentes de trabalho

28 de setembro de 2012 | Postado por Previdencia em Notícias
O Ministério da Previdência Social promove entre os dias 01 a 05 de outubro, em Brasília, o “Seminário sobre Prevenção de Riscos no Trabalho: intercâmbio de experiências Brasil-Espanha e assistência técnica”. O evento será um espaço para troca de experiências entre profissionais que atuam na formação, capacitação, gestão e controle de riscos ambientais do trabalho, com a participação do consultor da Espanha José Antonio Gonzalez, do Centro de Seguridade e Higiene no Trabalho do Instituto Galego de Seguridade e Saúde Laboral (ISSGA).
Estarão reunidos técnicos da Previdência Social que atuam diretamente na área de riscos ambientais, autoridades responsáveis pela proposição e execução de políticas nacionais sobre saúde e segurança no trabalho e entidades parceiras. O objetivo central do evento, de acordo com o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional, Cid Pimentel, é “discutir e compartilhar a importância da prevenção dos acidentes e doenças no ambiente laboral”.
Serão abordados temas técnicos e atuais da seguridade social como o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), Plano Nacional de Segurança e Saúde (PLANSAT), Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) e os serviços de prevenção e a atuação das autoridades previdenciárias e trabalhistas na Espanha.
Participam da abertura a Secretária-executiva do MPS, Elizete Berchiol, a presidente em exercício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Cinara Fredo, o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, o representante da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS), Baldur Schubert, e o conselheiro de Emprego e Seguridade Social da Embaixada da Espanha no Brasil, Pablo Figueroa. Também estarão presentes representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério da Saúde (MS).
São parceiras do Seminário a Embaixada da Espanha no Brasil, Representação da OISS no Brasil, Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho – CTSST, Confederação Nacional da Indústria – CNI e INSS.
Serviço:
Data: 1 a 5 de outubro de 2012.
Local: Auditório de Capacitação do MPS – Ed. Anexo, Ala A, Térreo – Brasília/DF.

Tempo de áudio – 32seg
LOC/REPÓRTER: O combate aos acidentes de trabalho será discutido, entre primeiro e cinco de outubro, no Seminário “Prevenção de Riscos no Trabalho: intercâmbio de experiências Brasil-Espanha e assistência técnica”. O evento acontece no auditório do Ministério da Previdência Social, em Brasília. Essa é uma oportunidade de troca de experiências entre profissionais que atuam na formação, capacitação, gestão e controle de riscos ambientais do trabalho. O objetivo é que Brasil e Espanha discutam os desafios para um ambiente de trabalho mais seguro.
De Brasília, Rafael Toscano

Nenhum comentário:

Postar um comentário