terça-feira, 25 de setembro de 2012

Final do ano deve motivar a contratação de 155 mil temporários em todo Brasil

Da Asserttem/Sindeprestem.
 
Pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) prevê a abertura de 155 mil vagas de trabalho temporário em todo país, número 5,5% maior do que o verificado em 2011, quando foram contratados 147 mil temporários.

Historicamente as contratações se dividiam em 70% para o comércio e 30% para a indústria, que agora está mais cautelosa e deverá recrutar menos mão de obra: 25%. Já o comércio, que conta com o incremento do 13º salário e redução de juros bancários, deverá absorver 75% do total de temporários desta época do ano.
 
EFETIVAÇÃO
Dos 155 mil contratos de trabalho temporário previstos em todo país, 15% têm chance de efetivação. Portanto, 23 mil brasileiros (4,5% a mais do que em 2011) poderão conseguir emprego novo e efetivo depois das festas de final de ano. “Para ser efetivado é preciso demonstrar dedicação e interesse em ajudar e aprender. Agilidade também conta. No período que antecede o Natal, a rotina é agitada e o funcionário tem que ter jogo de cintura”, recomenda Jismália de Oliveira Alves, presidente da Asserttem.
 
1º EMPREGO
O trabalho temporário é uma excelente oportunidade de acesso ao mercado de trabalho formal. Para o próximo Natal, a expectativa da Asserttem e do Sindeprestem é que 20% das vagas sejam preenchidas por jovens em situação de primeiro emprego. “O trabalho temporário tem uma importante função social, pois permite que jovens sem experiência vivenciem a rotina de trabalho e adquiram conhecimento”, comenta Vander Morales, presidente do Sindeprestem.
Mais em: http://www.asserttem.com.br/
Comércio. Foto: Maristela Leitão
Comércio. Foto: Maristela Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário