terça-feira, 25 de setembro de 2012

Eventos - FETHESP promove 3º Seminário de Medicina e Segurança no Trabalho


Diretores e funcionários dos sindicatos filiados à FETHESP estarão presentes nos dias 26, 27 e 28 de setembro para a realização do 3º módulo do Seminário de Medicina e Segurança no Trabalho. O curso será ministrado pela SGI Consultoria e acontecerá na Colônia de Férias da federação, na Praia Grande (litoral paulista).
 
Os temas que serão abordados no curso girarão em torno das NR’s (Normas Regulamentadoras) 6, 10, 13, 15, 16, 17 e 23, relativas à segurança e medicina no trabalho. Os participantes vivenciarão exercícios práticos e teóricos, além de simulações que visam buscar diagnósticos e melhorias da condição na jornada de trabalho.
 
Segundo o presidente da FETHESP, Rogério Gomes, “este seminário dará continuidade ao processo de capacitação e orientação dos dirigentes e membros dos sindicatos filiados, oferecendo-lhes conhecimentos e informações sobre a prevenção de acidentes no trabalho, além daqueles já adquiridos nos dois módulos anteriores”.

Rogério fala da importância do tema para a classe trabalhadora: “reduzir as chances de acidentes no ambiente de trabalho significa lutar pela manutenção da saúde, da vida e da atividade profissional exercida pelos trabalhadores”.
 
Ele ressalta o benefício do curso. “A ideia é que os participantes desse seminário adquiram o máximo de informações possíveis sobre Medicina e Segurança no Trabalho a fim de transmitir os novos conhecimentos para os trabalhadores que cada sindicato representa”.
 
Os dois módulos do curso anteriores (oferecidos em 2010 e 2011) trataram das Normas Regulamentadores 4, 5, 7 e 9 e contaram com expressiva participação dos sindicatos filiados à FETHESP. “Contamos mais uma vez com a satisfatória participação de nossos companheiros e companheiras que farão este seminário. A nossa luta em prol dos trabalhadores é incessante porém gratificante e pensar na saúde e segurança no trabalho significa proteger o trabalhador e sua família de diversos riscos que podem ser previsíveis e previníveis”.
 
Confira abaixo do que se tratam as NR’s abordadas no Seminário de Medicina e Segurança no Trabalho:
 
§ NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho;
 
§ NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
 
§ NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s;
 
§ NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
 
§ NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais;
 
§ NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
 
§ NR 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão;
 
§ NR 15 - Atividades e Operações Insalubres;
 
§ NR 16 - Atividades e Operações Perigosas;
 
§ NR 17 – Ergonomia;
 
§ NR 23 - Proteção Contra Incêndios.


Fonte: Mundo Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário