segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bancos - Sindicato dos bancários se reúnem para discutir a segurança bancária

Aumento no número de assaltos a bancos em Mato Grosso precisa de solução imediata .

Uma dura realidade vem ocorrendo nos últimos anos em Mato Grosso e apresenta reflexos diretos na integridade física e psicológica de bancários e clientes: o grande número de assaltos às agências bancárias.

Na capital do Estado, Cuiabá, os assaltos têm acontecido numa proporção menor que nos municípios do interior, onde o número de policiais é mais reduzido e por isso, os trabalhadores ficam ainda mais a mercê da onda de violência. Porém, mesmo assim seja no interior ou na capital do Estado o clima dentro das agências bancárias é de insegurança e de constante apreensão. O medo tomou conta de funcionários e clientes.
Somente no mês de dezembro, dois grandes assaltos aterrorizaram bancários e clientes de duas agências bancárias localizadas no interior do Estado.

No primeiro, ocorrido no dia dois de dezembro, em Campo Novo do Parecis (distante 396 km de Cuiabá), cerca de dez homens fortemente armados invadiram a agência quebrando os vidros da unidade. Eles ainda tentaram explodir os caixas eletrônicos, que pegaram fogo. As chamas foram controladas e ninguém se feriu no incêndio. Porém, no confronto entre os bandidos e a polícia, o delegado da cidade foi atingido por um tiro na perna. Durante o assalto, os bandidos fizeram alguns funcionários da agência reféns, os libertando após a fuga.

Já o segundo, aconteceu no dia sete de dezembro, no município de Denise (distante 211 km de Cuiabá), quando uma quadrilha composta por oito homens armados com fuzis e espingardas assaltaram também, outra agência do Banco do Brasil. Durante o assalto, os vidros da agência foram destruídos e os clientes usados como escudo. Na fuga os bandidos queimaram uma ponte e o automóvel do gerente a fim de dificultar a perseguição pela polícia.
Fora esses dois últimos assaltos, somente em 2010, 109 caixas eletrônicos foram arrombados, além de outros 16 assaltos a agências bancárias.

Diante dessa violência latente e de certa forma, da falta de resultados por parte dos órgãos competentes, e principalmente, da ausência, quase que total, de investimentos por parte dos bancos em dispositivos eficientes de segurança, o Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (SEEB-MT) vem tentando há anos, estimular o debate e as discussões voltadas à segurança bancária em Mato Grosso, mas poucos resultados têm sido colhidos.

Nos últimos meses, o SEEB-MT voltou a reacender a necessidade de criar leis que regulamentem a obrigatoriedade de investimentos por parte dos bancos e ao mesmo tempo, que passe a existir ações ostensivas dos órgãos de segurança do Estado contra o grande número de assaltos a bancos, arrombamentos a caixas eletrônicos e repressão às denominadas saidinhas de banco.

Hoje, às 15h, será realizada na Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp), uma reunião entre os dirigentes sindicais do SEEB-MT e o secretário de Estado, Diógenes Curado e mais uma vez, o tema central do encontro, será a segurança bancária.

“Solicitamos essa reunião, porque sabemos que existe a necessidade de que haja um comprometimento conjunto de todas as esferas públicas sociais, para se colocar um fim a essa onda de terror que tomou conta do ambiente bancário em Mato Grosso”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários, Arilson da Silva.

Fonte: Expresso MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário