segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rodoviários sofrem de distúrbios do sono e até queda de cabelo

Para o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, João Osório, além das doenças causadas por esta atividade, como surdez, má circulação sanguínea e labirintite, há entre os trabalhadores da categoria o registro de doenças atribuídas ao estresse, entre estas, o acometimento de loucura, distúrbios do sono, queda de cabelo e irritabilidade.
Além disso, segundo João Osório, a categoria também sofre com problemas nas articulações (principalmente nos joelhos) e hemorróidas. “A categoria dos trabalhadores em transporte rodoviários lida todos os dias com o estresse provocado pelo trânsito caótico, por pressões por cumprimento de horário, e diversas outras situações que os coloca entre as três profissões mais estressantes e, em geral, lidam com uma ferramenta de trabalho ultrapassada o que provoca grande desgaste físico”, observa.

Números

De acordo com dados do Ministério da Previdência Social foram concedidos 5.450 Auxílios-Doença em 2010 a trabalhadores do transporte terrestre. Desse total, 2.342 são relacionados com doenças do sistema osteomuscular (formado pelos ossos, músculos e articulações e as estruturas necessárias à realização de movimentos, como tendões, ligamentos e bursas) e do tecido conjuntivo (O tecido conjuntivo ou tecido conectivo é amplamente distribuído pelo corpo); e 1.348 tem a ver com doenças transtornos mentais e comportamentais e 802 são por causa de lesões, envenenamento e outras conseqüências e causas externas. (Por Maristela Leitão)

Fonte blog do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário