segunda-feira, 13 de junho de 2011

Meio Ambiente - Alckmin lança pacote de ações na Semana do Meio Ambiente

O governador Geraldo Alckmin lançou, na manhã deste domingo, 5, no Parque Villa Lobos, durante a Virada Sustentável 2011, um conjunto de iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente. O anúncio faz parte da Semana do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 3 e 10 de junho.
Dentre as medidas, Alckmin assinou a resolução para criação do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal. O sistema aumenta a proteção às áreas de preservação, já que organiza e integra os órgãos de governo, que estão a partir de agora unidos e melhor preparados para enfrentar o problema. Trata-se de uma ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), Casa Militar e Secretaria de Segurança Pública e seus órgãos interligados, como a Polícia Ambiental, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Cetesb, a Fundação Florestal e o Instituto Florestal.


O governador também liberou R$ 1,3 milhão para a criação e a implantação de unidades de conservação. O montante será aplicado no Plano de Manejo da APA Campos de Jordão, na implantação do Monumento Natural da Pedra Grande e na criação do Mosaico de Unidades Protegidas e Ampliação de Áreas. Também foi assinada a ordem de serviço para a obra da estrada do Parque Estadual Carlos Botelho (Estrada da Macaca, no Vale do Ribeira), no valor de R$ 876 mil.


Durante o evento, Alckmin anunciou a ampliação do Parque Villa Lobos, com a incorporação de uma área que hoje funciona como canteiro de obras da linha 4-Amarela do Metrô. "Nós temos aqui no Parque Villa-Lobos 740 mil m², são 74 hectares de parque. E tem 123 mil m², 20% a mais, que hoje é o canteiro de obras da linha 4 do Metrô, que já está terminando. Estão nós vamos doar esses 123 mil m². Vai ser incorporado ao Parque Villa Lobos. Vamos ter 12,3 hectares a mais de área verde, ampliando em 20% o parque", explicou o governador.

Relatório de Qualidade Ambiental


O Governo do Estado também lançou o Relatório de Qualidade Ambiental, um panorama do meio ambiente do Estado de São Paulo em dados, índices e indicadores. Os números estão concentrados nos principais temas em que o ambiente paulista pode ser decomposto, como recursos hídricos, recursos pesqueiros, saneamento ambiental, solo, biodiversidade, ar, mudanças climáticas e saúde ambiental. O documento tem o objetivo de possibilitar a inserção da sustentabilidade ambiental como primordial nas discussões sobre o desenvolvimento do Estado. O relatório completo pode ser acessado no site da Secretaria do Meio Ambiente (www.ambiente.sp.gov.br).


Ainda no evento, o secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, e o secretário do Meio Ambiente assinaram uma resolução voltada à preservação do Parque Estadual do Morro do Diabo. O documento define os parâmetros para a execução do Plano de Implantação e do Plano de Operação da Rodovia Arlindo Béttio (SP-613). Saiba mais: Governo do Estado anuncia plano para preservação do Parque Estadual do Morro do Diabo.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário