quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NR31 - Propriedades rurais do MT atendem legislação trabalhista

Um levantamento realizado pela Aprosoja após o encerramento das oficinas do projeto Soja Plus indica que as propriedades rurais do estado apresentaram um bom desempenho com relação ao cumprimento das rotinas trabalhistas contidas na NR 31, norma regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho, específica para as atividades rurais. Durante mais de dois meses, foram percorridos os 19 núcleos que a Aprosoja possui em Mato Grosso, com um total de 798 participantes nas oficinas, sendo que 67% do público atendido era composto de produtores rurais.

De acordo com o professor Feliz Balaniuc de modo geral as propriedades em Mato Grosso estão em conformidade com a regulamentação. “Os casos que não estão em conformidade com a NR 31 são pontuais e passíveis de adequações. As oficinais ofereceram aos agricultores, aos administradores das propriedades e contadores informações sobre como melhorar a gestão da cadeia produtiva e os indicadores econômicos, sociais e ambientais da produção agrícola”, destacou o professor das oficinas.

O Soja Plus foi idealizado por meio de uma parceria entre Aprosoja, Associação Brasileira da Indústria de Oleaginosas (Abiove), Associação dos Exportadores de Grãos (Anec) e Instituto para o Agronegócio Responsável (Ares). O programa tem como foco a melhoria contínua dos processos de gestão nas propriedades. O Soja Plus trabalha com os temas: qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção e serviço, viabilidade financeira e econômica, além da qualidade do produto e responsabilidade social.

Encerrada esta primeira etapa, o Soja Plus está agora com cursos de capacitação em andamento, com uma carga horária maior do que as oficinais, num total de 16 horas/aula. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar) é quem executa o curso de capacitação específica em NR 31 (Norma Regulamentadora), cujo conteúdo inclui interpretação de rótulos dos agrotóxicos, conceitos e considerações sobre o produto, identificação de riscos, etapas de manipulação, sinais e sintomas de intoxicação e de primeiros socorros, entre outras informações com foco na regulamentação trabalhista rural.

Ao todo 14 municípios já foram atendidos pelo curso. Na próxima segunda (12-09) o município de Nova Xavantina receberá a capacitação. Em seguida é a vez de Rondonópolis, nos dias 19 e 20 deste mês, e Alto Taquari, nos dias 22 e 23.


Fonte: Agronotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário