A orientação dada pelo Sindicato beneficiou Carlos Alberto Campos, 28 anos, medidor da Sil (Cumbica). O companheiro sofreu acidente de trajeto por volta das 5h10 do dia 5 de janeiro, quando se dirigia de bicicleta à empresa. A Sil emitiu a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) como acidente comum.
Carlos procurou Sindicato, foi orientado e teve seus direitos assegurados, como estabilidade de um ano no emprego e garantia de depósito do Fundo de Garantia.
O diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato, conta: “Carlos foi orientado por um cipeiro da Sil a nos procurar. Demos toda a orientação, como procurar uma perita do INSS, que constatou lesões nos ossos da mão esquerda, caracterizando o acidente de trajeto”.
Direitos - Com o laudo da perita, o Sindicato enviou documento à Sil, provando o direito do trabalhador no acidente de trajeto e requerendo uma outra CAT, a fim de garantir os direitos do metalúrgico no período em que ele estiver afastado.
Carlos Alberto agradece o apoio. Ele diz: “Não fosse o Sindicato, não sei o que seria da minha vida. Poderia ser demitido a qualquer momento. Já estava ficando preocupado, porque as contas se acumulavam e eu não via perspectiva. Agora, estou tranquilo, com meus direitos garantidos”.
Fonte: Mundo Sindical
Nenhum comentário:
Postar um comentário