terça-feira, 24 de julho de 2012

Copa 2014 - Bombeiros das 12 sedes da Copa 2014 participam de simpósio de segurança

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil das 12 sedes da Copa do Mundo 2014 ouviram, nesta quarta-feira (18/07), as experiências ocorridas nos eventos realizados na África do Sul e Alemanha. As palestras fazem parte da programação do Simpósio de Segurança em Grandes Eventos Esportivos, que está sendo realizado no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

O diretor-executivo de combates a incêndios do Corpo de Bombeiros de Gelsenkirchen, na Alemanha, Ulrich Tittelbach, falou sobre as ações desenvolvidas nas Copas de 2006 (Alemanha) e 2010 (África do Sul), quando coordenou as equipes atendendo normas do Manual dos Grandes Eventos, documento que foi elaborado com dados gerais e também alguns itens específicos de cada sede.
"Este modelo foi adotado em todas as sedes, com planejamento prévio, elaborado num projeto comum. Todas as medidas ali programadas são idênticas, atendendo normas federais", disse Ulrich.
Segundo Ingo Rautemberg, do Ponto Central de Informações sobre Operações na área Esportiva, "todas as equipes de segurança devem estar no local do evento quatro horas antes do início, e somente deixar o local no mínimo quatro horas depois. Inclusive os homens do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil". O perito destacou a importância de adquirir novos veículos, com tecnologia moderna, ampliação dos pronto-socorros e fixar um posto de comando no próprio estádio.
Nas últimas copas houve um bloqueio de férias dos integrantes das forças de segurança, visando aumentar o efetivo, além de contar com bombeiros voluntários. No posto de atendimento junto ao estádio havia condições de tratar cerca de 50 feridos por hora, com trabalho de 24 horas por dia. Havia também um sistema de helipontos em vários locais da sede, além de uma coordenação de crises e um perfeito sistema de radiocomunicação.
O policial Waldemar Kindler, superintendente da Polícia Estadual da Baviera, falou sobre os números apresentados na Eurocopa. "Foram 1.603 abordagens de potenciais perturbadores da ordem pública, 3.600 registros de pessoas violentas, 100 medidas com pessoas levadas a delegacias e 739 feridos, dos quais 98 policiais em serviço". De acordo com Kindler, "cerca de 15 mil torcedores alemães pretendem vir ao Brasil para a Copa de 2014 e nós, da segurança da Alemanha, vamos segurar os violentos, não permitindo as suas saídas da Europa".
Segundo o secretário estadual de Assuntos para a Copa 2014, Mario Celso Cunha, "se o treinamento é importante e a prática mais ainda, estas palestras técnicas, com pessoas que estiveram em diversos eventos, são fundamentais para um aprendizado que servirá de legado para a sociedade paranaense".
Outros assuntos tratados neste terceiro dia de reunião foram os Equipamentos de Desativação, Equipamentos de Proteção Individual, Material Radioativo, Perícia no Local do Crime, Vistoria dos Recintos e Banco de Dados de Arruaceiros e Criminosos.
Nesta quinta-feira (19/07), às 17 horas, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fará uma saudação aos participantes do evento.


Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário