terça-feira, 24 de julho de 2012

SSO - Câncer relacionado ao trabalho vai afetar mais de 20 mil brasileiros neste ano

Trabalhadores das áreas de mecânica, beleza, motoristas, agricultores e do ramo de petróleo devem ficar atentos com a saúde, pois de acordo com estatísticas do Inca – Instituto Nacional do Câncer eles poderão estar entre os 20 mil brasileiros que terão câncer diagnosticado, neste ano, em decorrência do trabalho exercido.
Os dados foram divulgados no relatório de diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho, que lista mais de 19 tipos de cânceres relacionados à ocupação profissional. De acordo com a pesquisa, aproximadamente 10,8% dos casos de câncer, excluindo de pele não melanoma em homens e 2,2% dos casos de câncer em mulheres são causados por exposição ocupacional. Em geral, as estimativas são entre 8% e 16% a proporção de câncer decorrente do trabalho.
“O câncer ocupacional é considerado uma forma de toxicidade retardada em seu curso clínico, ou seja, é uma doença causada pelo acúmulo de fatores causadores do câncer e pelo tempo. A nossa exposição a agentes cancerígenos químicos, físicos ou biológicos agora, provavelmente repercutirão em longo prazo”, afirma a oncologista clínica Valéria Ribeiro. De acordo com a médica, esses impactos podem ser amenizados com o uso de equipamentos de segurança para cada ramo de trabalho. “Se o nosso trabalho oferece risco, podemos amenizar estes efeitos com o uso de equipamentos de proteção como luvas, máscaras e protetor solar. O importante é sempre se manter informado com o seu médico, ou o médico do trabalho de sua empresa, sobre o que deve usar para se proteger de problemas futuros”, recomenda a médica.
O documento : O relatório feito pelo Inca destaca estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que relata que mais de 440 mil pessoas morreram no mundo em 2005, em consequência da exposição a substâncias perigosas, destes 70% morreram de câncer relacionado ao trabalho.
Ainda de acordo com o documento, se analisado a situação mundial dos óbitos no trabalho, as principais causas identificadas foram: o câncer (32%), as doenças do aparelho circulatório (26%) e os acidentes (17%).
Entre os cânceres mais comuns estão listados pelo relatório o de pele, pulmão, bexiga, hematológico, estômago e esôfago, fígado, mama, cérebro, entre outros.


Fonte: Jornal de Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário