quinta-feira, 19 de julho de 2012

Meio Ambiente - Sindicato denuncia vazamento de benzeno em refinaria da Petrobras



Grupo faz inspeção na tarde desta segunda-feira para apurar denúncia. Sindicato aponta ainda condições irregulares de trabalho na área.

Uma equipe do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat) realiza na tarde desta segunda-feira (16) uma inspeção na Refinaria Landulpho Alves, em Madre de Deus, região metropolitana de Salvador. O Cesat apura uma denúncia do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) de que haveria um vazamento de benzeno na manutenção da U-30/31.
O diretor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Sindipetro-Ba, Deyvid Bacelar, diz que visitou a área e constatou o vazamento no sábado (14). De acordo com o sindicalista, o serviço realizado no local já despertava a preocupação da categoria e por isso a Superintendência do Trabalho e Emprego de Camaçari (SRTE) foi acionada no dia 6 de junho, antes da identificação do vazamento. "Já tínhamos receio da exposição das pessoas e avaliamos que as condições de trabalho e segurança no local são inadequadas", pontua Deyvid Bacelar.

Ainda segundo o Sindicato, um técnico que trabalha na Refinaria teria identificado o vazamento na sexta-feira (13), quando registrou a ocorrência em um Certificado de Inspeção de Segurança, documento interno da empresa. A exposição ao benzeno é tóxica ao organismo humano, podendo gerar problemas de saúde como a leucemia.

A assessoria da Petrobras informou ao G1 que está apurando a situação para se pronunciar a respeito.


Fonte: G-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário