quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Blindagem - Segurança é tema eleitoral na Câmara de Jundiaí

Aprovação de blindagem nos bancos fortalece Paulo Sérgio Martins (PV) na disputa com Júlio César de Oliveira (PSDB) por presidência da casa em 2011.
O vereador Paulo Sérgio Martins (PV) ganhou força na disputa pela presidência da Câmara com a aprovação de projeto que prevê aumento nas exigências de segurança em agências bancárias de Jundiaí.
O tema é um dos mais atingidos por vetos do Executivo ou pela simples indiferença dos bancos (como acontece com o limite de espera, aprovado em lei de 2006 em 15 minutos e raramente cumprido nos dias de pico). Mas teve apoio.

“Os crimes na área de caixas eletrônicos são até bem facilitados, pois muitos deles liberam a entrada com um simples toque de dedo permitindo a pessoas estranhas e suspeitas adentrarem o espaço dos verdadeiros correntistas”, diz ele.

A lei muda o Código de Obras para exigir que os vidros de divisórias internas e fachadas externas sejam laminados e com nível de proteção 3 segundo normas internacionais de blindagem. Essa medida e o acesso por cartão são previstas com prazo de 180 dias para as agências.

“A lei não pode ser retroativa. A mudança fica valendo para novas instalações”, diz Durval Orlato (PT), que prevê obstáculos para a medida.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) não se manifestou sobre a lei.

Polêmico em projetos ambientais, como a campanha de pintar os telhados de branco contra o aquecimento global, Paulo Sérgio Martins parece apostar agora na reputação de delegado.

TÁTICA TUCANA / O vereador Júlio César de Oliveira, o Julião (PSDB), é um candidato natural ao posto de presidente como líder de governo na Câmara. Mas não tem buscado projetos como estratégia. Ele aproveitou um tema levantado por Val (PTB), sobre a assinatura de recursos para 104 apartamentos na Vila Ana no sábado. “Estive lá e realmente estamos avançando no aspecto da habitação”, comentou.

Na prática, o cargo em 2011 e 2012 acumula com o de vice-prefeito (já que Luiz Fernando Machado foi eleito deputado federal).

Bike agora tem lei
Uma política de incentivo ao uso da bicicleta também foi aprovada na Câmara. Proposta pelo vereador Zé Dias (PDT), prevê a melhoria da qualidade de vida com ações que favoreçam o caminhar e o pedalar. Mas sua regulamentação deve ser feita pelo Executivo. “Embora popular, a bicicleta não recebe a atenção devida como modalidade de transporte”.



Fonte: Rede Bom Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário