segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SST - SSPMU cobra ações de segurança da Prefeitura de Uberaba

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) vai encaminhar um ofício ao prefeito Anderson Adauto (PMDB) e ao secretário Rômulo Figueiredo (administração) solicitando a implementação de ações para dar segurança aos trabalhadores da Prefeitura Municipal. Documento será protocolizado hoje, com pedido de urgência para que os trabalhadores recebam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). E mais: que o Executivo promova treinamento para os trabalhadores.
A ação se justifica pelo fato de que a diretoria do SSPMU recebeu o relatório, com parecer conclusivo e recomendações da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho da Prefeitura de Uberaba, sobre o acidente que vitimou um servidor municipal, dia 8 de novembro, quando ele realizava poda de árvores na avenida Teófilo Lamounier, bairro Boa Vista. J.F.C., 51 anos, foi ferido por uma motosserra e socorrido pelo Corpo de Bombeiros, que já na oportunidade, antecipava que o trabalhador estava sem proteção. A diretoria do SSPMU entrou em contato com vários setores da Prefeitura de Uberaba para cobrar providências - sendo informada por representantes do governo municipal de que o trabalhador acidentado já se encontrava em casa e que uma assistente social irá acompanhar a situação, e requereu o relatório à Seção de Medicina e Segurança do Trabalho.
Relatório. De acordo com o relatório, o servidor “alegou que, ao cortar o galho, o mesmo caiu sobre a corda do cinto de segurança, forçando-o para baixo, momento em que se desequilibrou, fazendo com que a motosserra batesse em sua perna, causando a lesão”. Ainda segundo o relatório da apuração interna, “caso o mesmo tivesse recebido a calça apropriada, conforme solicitado pelo Setor de Segurança do Trabalho, o acidente poderia, não ser evitado, mas, a lesão certamente seria amenizada. Ao final, é recomendado “que todo motosserista seja treinado quanto ao uso e operação do equipamento”. E ainda: “Que sejam comprados os EPI´s conforme solicitados pela Seção de Medicina e Segurança do Trabalho”.
Técnico em segurança do trabalho, o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, não tem dúvida de que, o acidente de 8 de novembro foi motivado por uma condição insegura. Sua avaliação, segundo ele, é reforçada pelo próprio relatório das apurações internas. “Pelos olhos do técnico que fez o relatório, a Prefeitura não forneceu equipamento adequado e nem treinou o servidor para o exercício de funções”, lembra o sindicalista.
Segundo Luís Carlos, em contatos com o sindicato, o secretário de Administração assegurou que os equipamentos foram comprados e que a distribuição deve acontecer breve. Tema prioritário nas três pautas de reivindicações da atual diretoria do SSPMU – 2009, 2010 e 2011, e obrigatório em todas as reuniões dos sindicalistas com representantes do governo municipal, a segurança do trabalho (incluindo medicina) provocou agitação na sede do sindicato, na tarde de sexta-feira, 26 de novembro.

Fonte: Jornal da Manhã


Nenhum comentário:

Postar um comentário