segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Más notícias para o emprego na Europa; no Chile, desocupação em queda

Trabalhadores pelo mundo

Portugal - O Ministério das Finanças de Portugal afirmou em documento que 48% do total de funcionários públicos do país terão os salários reduzidos em 2011. Isso significa que quase 320 mil trabalhadores sofrerão cortes em seus vencimentos.
A medida afetará principalmente a administração central onde 54% dos funcionários serão afetados. Segundo prevê a proposta de Orçamento do Estado para o ano que vem, quem ganha entre 1.550 e 2.000 Euros pode ter o salário diminuído em 3,5%. Salários acima dos 4.165 Euros podem sofrer cortes de 10%.

O governo português acredita que com os cortes será possível poupar mais de 800 milhões de Euros.

Espanha – Um dos países mais afetados pela crise econômica mundial iniciada em setembro de 2008, a Espanha ainda sofrerá ajustes que significarão o enxugamento de vagas de emprego. O próprio setor financeiro do país irá cortar na carne.

Segundo o presidente do Conselho Superior das Câmaras de Comércio espanhol, Javier Gómez-Navarro, entre 30 mil e 40 mil empregos desaparecerão por conta da reestruturação prevista para o setor em 2011.

Ainda de acordo com a fonte, a Construção Civil também perderá vagas por causa da queda nos investimentos em obras públicas

França – Terminou nesta sexta-feira a greve nas últimas três refinarias de petróleo que permaneciam fechadas desde o dia 12 passado em protesto contra a reforma previdenciária na França. somavam doze os complexos petrolíferos paralisados este mês.

O movimento perdeu força depois da aprovação, na quarta (27), pela Assembléia Nacional, das medidas que ampliam de 60 para 62 anos a idade mínima legal para a aposentadoria dos trabalhadores franceses. A reforma ainda prevê que a idade para o recebimento da pensão completa passe de 65 para os 67 anos.

Chile – Depois de comemorar o bem sucedido final do confinamento forçado de 33 mineiros este mês, o Chile festeja a criação de 286 mil novos empregos entre janeiro e setembro deste ano. O país superou a meta de 250 mil novos postos de trabalho e pode chegar ao final de 2010 com mais de 300 mil vagas criadas.

O Chile tem 600 mil desempregados mas o número está em queda e situou-se em 8% no último trimestre.

Fonte blog do trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário