quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Páscoa deve gerar 10,5% a mais de empregos temporários em 2011; veja o que estão prevendo as empresas

Por Lyvia Justino

Considerada uma das três melhores datas sazonais para conquista de emprego temporário, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) estima que serão abertas 70 mil vagas em todo o Brasil para a Páscoa. A expectativa é 10,5% maior que o resultado registrado em 2010.
Segundo o levantamento encomendado pela Asserttem, 28% dos trabalhadores contratados deverão permanecer no emprego após o término do contrato, representando trabalho efetivo para 19,6 mil brasileiros. Jovens sem experiência deverão preencher 22% das vagas abertas. A associação acredita que 60% do total das vagas temporárias para o período serão abertas na indústria e comércio cerca de 40% das contratações.

Entre as principais funções estão auxiliar de produção, auxiliar de expedição, motorista, entregador, auxiliar de cozinha, promotor de venda, estoquista e operador de empilhadeira na indústria; e balconista, vendedor, degustador, demonstrador e repositor no comércio. No primeiro setor, a remuneração deve ficar entre R$ 600 e R$ 1,5 mil. Já no comércio a remuneração deverá variar entre R$ 600 e R$ 900.

Contratação nas empresas

A Cacau Show já está selecionando, durante todo mês de fevereiro, mais de 3,1 mil trabalhadores para trabalharem na Páscoa nas mil lojas da rede em todo o Brasil, sendo 1.200 vagas somente no estado de São Paulo. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, segundo grau completo e experiência em vendas para ocupar as vagas de vendedores e atendentes de loja. A empresa pode efetivar os contratados que se destacarem ou convidá-los para trabalhar em outros períodos de alta de demanda, como o Dia dos Namorados.

A Chocolates Garoto está com 5,2 mil vagas temporárias abertas em todo o país para atuarem como promotores de vendas. Os trabalhadores vão atuar no período entre 10 de março e 24 de abril em diversos pontos de venda, tendo que ter, entre outras características, habilidade para negociação, divulgação de produtos, conhecimento sobre abastecimento e monitoramento dos postos de venda.

Já a Nestlé irá contratar quatro mil temporários, também com possibilidade de efetivação de acordo com a disponibilidade de vagas da empresa. Esperando manter um crescimento de acordo com o mercado em 2011, a produção mantém um ritmo acelerado durante todo o ano para atender a demanda em todos os períodos.

Com uma previsão de investir entre R$ 450 e R$ 500 milhões no Brasil este ano – tanto em investimentos contínuos para expansão de operações e ampliação do mercado como ações de marketing – a empresa acredita que um dos motivos para o seu crescimento no país é a estratégia adotada para atingir os consumidores de classes C, D e E.

Um dos primeiros canais implementados pela empresa para alcançar esse público é o modelo de venda porta-a-porta, realizado desde 2006. Este modelo de negócios, intitulado Nestlé Até Você, começou por bairros periféricos da cidade de São Paulo com 10 microdistribuidores e 800 revendedores e, atualmente, conta com mais de 7,7 mil revendedores e 235 microdistribuidores. Em 2009, o programa chegou às regiões Norte e Nordeste, estando presente nas regiões Sudeste, Sul, Norte e Nordeste. Com este modelo, 3,2 milhões de lares são visitados por ano.

Fonte Blog de Trabalho

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