segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Segurança - Empresa segura

Muito se tem comentado, entre as empresas que efetuam transações internacionais,
sobre o Business Security e muitas dúvidas e mitos têm surgido a respeito do
assunto. O presente artigo visa esclarecer: afinal, o que significa Business
Security ( empresa Segura)?
Muito se tem comentado, entre as empresas que efetuam transações internacionais,
sobre o Business Security e muitas dúvidas e mitos têm surgido a respeito do
assunto. O presente artigo visa esclarecer: afinal, o que significa Business
Security ( empresa Segura)?

Primeiramente vamos entender o conceito de segurança (condição de se sentir seguro).
No Brasil, a palavra segurança ainda encontra-se atrelada a um antigo paradigma, o
de que segurança representa vigilante ou sistema de alarme, manter o patrimônio
seguro contra roubos, furtos e invasões.

Será apenas isso? Hoje a palavra segurança é muito mais abrangente e envolve todas
as áreas de uma empresa, quais sejam, Administração, Recursos Humanos, Financeira,
Industrial, Contábil, Comercial, T.I., Marketing, etc.

Dentro do conceito de Business Security, para uma empresa ser segura é necessário
que ela cumpra alguns requisitos básicos os quais devem começar pela alta direção.

Adoção de Governança Corporativa

Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas é o conjunto de
processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a
maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui
também o estudo sobre as relações entre os diversos envolvidos (os stakeholders) e
os objetivos pelos quais a empresa se orienta. Os principais envolvidos,
tipicamente, são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração.

Formalização de todos os seus processos

Desta forma, podemos identificar e mitigar os riscos em todos os processos, sejam
eles administrativos ou operacionais.

Implantação de Software ERP - Enterprise Resource Planning

ERP (sistema integrado de gestão) são pacotes (software) de gestão empresarial ou de
sistemas integrados, com recursos de automação e informatização, que contribuem para
o gerenciamento dos negócios empresariais. A tecnologia ERP utiliza o conceito de
base de dados única, pois todos os seus módulos ou subsistemas estão num único
software.

Implantação de Software CRM - Customer Relationship Management

O CRM (Gerenciamento da Relação com o Cliente) é uma estratégia que permite à
empresa como um todo ter uma visão única do cliente. A partir daí, poderá explorar
melhor as oportunidades de negócio. Para isso, aproveita todas as interações que o
cliente tem com a corporação para captar dados e transformá-los em informações que
possam ser disseminadas pela organização. Dessa forma, todos os departamentos, entre
eles, call center, vendas, marketing, diretoria, etc., podem ter acesso às mesmas
informações sobre o cliente: quem é ele, quais são os seus gostos e
preferências,quantas vezes ligou, reclamações que fez, sugestões que deu, quanto
traz de valor para a empresa, entre outras.

Implantação de Software Supply Chain Management

SCM (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) Trata-se de uma tecnologia de
administração orientada para a integração entre os principais processos de negócios
existentes entre os elementos de uma cadeia logística, desde os fornecedores
iniciais até os consumidores finais, em um modelo de negócio harmônico e de alto
desempenho. Seu objetivo é agregar o maior valor possível ao consumidor.

Implantação de Sotware Business Intelligence

O emprego do BI (Inteligencia de Negócios) possibilita às corporações realizar uma
série de análises e projeções, de forma a agilizar os processos relacionados às
tomadas de decisão. O BI integra todos os sistemas de uma empresa a partir da
consulta às bases de dados das funções empresariais, apresenta informações de forma
simples e amigável, atendendo principalmente às necessidades dos executivos da alta
administração. Permite o acompanhamento diário de resultados, ao tabular dados de
todas as áreas da empresa e exibi-los de forma gráfica e simplificada, de fácil
compreensão para usuários sem conhecimentos profundos de tecnologia.

Business Continuity Planning

O BCP (Plano de Continuidade de Negócios) é o desenvolvimento preventivo de um
conjunto de estratégias e planos de ação de maneira a garantir que os serviços
essenciais sejam devidamente identificados e preservados após a ocorrência de um
desastre, e até o retorno à situação normal de funcionamento da empresa dentro do
contexto do negócio do qual ela faz parte.

Plano Diretor de Segurança

É um documento estratégico que visa avaliar os riscos que interferem no desempenho
da empresa, a longo e médio prazo, e recomendar o tratamento sobre os riscos
críticos.

Sistema de Gerenciamento de Gestão de Pessoas

Permite aos colaboradores administrarem e acompanharem a sua vida profissional na
empresa, tais como férias, pontuação para promoção, benefícios, abertura de novas
vagas, requisitos básicos para seleção interna, etc.

Diretoria Integrada de Segurança

Sob o mesmo comando e integradas às áreas de: Segurança Patrimonial, Segurança do
Trabalho, Segurança da Informação, Segurança contra Incêndios, Segurança do
Transporte e Segurança Pessoal.

Como podemos observar, uma empresa segura é bem mais do que possuir vigilância
armada e sistema de alarmes.

Fonte: Administradores

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