sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Animais peçonhentos - Uberaba registra mais de 280 acidentes

Com o calor e a ocorrência de chuvas, cresce também o número de acidentes com animais peçonhentos, que são aqueles que possuem veneno e são capazes de injetá-lo nos seres humanos, através de dentes ou ferrões. São serpentes, escorpiões, aranhas, lagartos e abelhas. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, os acidentes com esses animais cresceram em torno de 32,7% no país, nos últimos seis anos.
Caso a pessoa não seja socorrida a tempo ou tratada adequadamente com soro específico, o contato com esses animais pode ser fatal. Em Uberaba, o pronto-socorro de referência para esse tipo de acidente é o Hospital de Clínicas da UFTM.

De acordo com levantamento feito pelo Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) da UFTM, em 2009 foram feitas 344 notificações de acidentes com animais peçonhentos. Em primeiro lugar aparecem os escorpiões, com 197 casos. Este ano, até 30 de novembro, foram registrados 282 acidentes, sendo 191 com escorpiões, o que representa aumento considerável. No ano passado, Uberaba teve, em média, 16,41 notificações de acidentes por mês, enquanto que somente até novembro de 2010 foram 17,36 incidentes por mês com escorpiões.

Em geral, as serpentes são os animais peçonhentos mais conhecidos e temidos, mas elas vêm em segundo lugar. Incidentes com escorpiões foram responsáveis por 309 mortes no Brasil, em 2009. E os estados com maior problema são Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Paraná.

As chuvas, em geral, fazem aumentar o número de casos de contato com animais peçonhentos, isto porque, com os alagamentos, eles são obrigados a sair de seus esconderijos naturais, especialmente no caso de serpentes e lagartas. Para se prevenir, a melhor maneira de evitar um acidente é conhecer os animais e os hábitos deles, principalmente nas grandes cidades. A partir disso, a adoção de algumas medidas simples pode impedir o contato ou os acidentes com animais peçonhentos. E, se ocorrer algum acidente, é importante procurar imediatamente o hospital.



Fonte: JM On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário