sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Eventos - Luttgardes ministra curso de Higiene Ocupacional em Macaé

Ocorre em Macaé, de 7 a 11 de fevereiro, a próxima edição do curso de Higiene Ocupacional - Operação Prática de Instrumentos, ministrado pelo higienista ocupacional Marco Aurélio Luttgardes. O curso de 45 horas tem como objetivo capacitar os participantes em metodologia e estratégia de amostragem de riscos físicos, químicos e biológicos. A capacitação acontece em diversos estados do País durante o ano.
O conteúdo programático é dirigido a candidatos aos próximos exames de certificação de Higienistas Ocupacionais e Técnicos Higienistas Ocupacionais. O curso engloba demonstração e utilização de mais de uma centena de instrumentos de avaliação, incluindo os menores dosímetros de ruído do mundo, o dosímetro de duplo canal, as novas bombas de amostragem de ar e os novos detectores de gases do mercado. "Damos ênfase à utilização prática de instrumentos de avaliação ambiental. Hoje há uma carência no mercado em geral. Vemos muita teoria, mas não há a apresentação de tantos instrumentos ou não há utilização por parte dos participantes. Apresentamos mais de 100 instrumentos, que são manipulados por aqueles que estão fazendo o curso de higiene ocupacional", afirma o ministrante.

Marco Aurelio Luttgardes

Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UERJ e Auditor pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor Fiscal do Trabalho aposentado (DRT SP e RJ) e Higienista Ocupacional Certificado (HOC 0030 - ABHO). Instrutor de cursos de Avaliação de Riscos Ocupacionais para Auditores Fiscais da Previdência Social e Auditores Fiscais do Trabalho. Foi Membro Pleno (Full Member) da ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Hygienists durante seis anos consecutivos. Professor convidado das Universidades UFRJ, UFF e UERJ.

Fonte: Revista Proteção



Um comentário:

  1. Existe a NR 15, anexo 03, dois procedimentos de cálculo de calor, sendo um com carga e outro sem carga solar. Com base nessa definição existem algumas jusrisprudências entendem que exposição a céu aberto também devem ser avaliadas com uso do instrumento de medição IBUTG, visto que estão entendendo que a carga sola pode ser natural ou artificial.
    Como podemos compreender a exposição ao calor através de fonte natural?

    ResponderExcluir