quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Expansão da renda e crescimento consistente da economia impulsionam a indústria do shopping center

Por Lyvia Justino

Com o crescimento da economia brasileira e a renda mais alta dos trabalhadores um segmento que está ganhando espaço são os shoppings. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) a indústria contava, em 2010, com 744 empreendimentos em operação, com 99.568 lojas e uma freqüência média mensal de 447 milhões de pessoas.
Segundo o diretor de relações institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva, esses shoppings geram em torno de 1,070 milhões de empregos diretos em todo Brasil. “Neste ano que findou, houve um aumento de 33 shoppings, com uma média de 180 lojas cada, o que gera uma média de 54 mil empregos diretos só para trabalhar nessas lojas. Essa é uma conta modesta, provavelmente esse número é maior. Se a gente levar em consideração as pessoas que trabalham na administração, manutenção, limpeza e segurança são cerca de mais 100 trabalhadores em cada shopping”, calcula.

Silva aponta o crescimento consistente do Brasil como principal fator para o aumento do número desses estabelecimentos no país. “Isso traz muitos investidores para esse ramo e faz com que haja dinheiro para a construção de novos shoppings. São empresários que preferem aplicar em investimentos comerciais, que dão um retorno maior do que as aplicações tradicionais e tem uma perspectiva de retorno bastante concreta para cada Real aplicado. Tudo isso faz com que cidades médias e grandes do interior sejam alvos dessas ações e, quando se fala em Rio de Janeiro, São Paulo e outros grandes centros, ainda cabem mais shoppings. Tem muita coisa para ocorrer”.

Em relação à mão de obra temporária, a Alshop estima que no período natalino foram cerca de 130 mil empregos em shoppings, um aumento de 13% em relação a 2009. “Desses, praticamente 25% devem se tornar efetivos porque os donos de lojas estão optando por segurar os bons funcionários para novas lojas que irão inaugurar”, acrescenta Silva.

De acordo com a Associação, em 2010 as vendas cresceram 12%. Ao longo dos próximos dois anos e meio serão mais 20 mil novas lojas, com a construção de mais 124 shoppings, sem considerar as expansões dos empreendimentos já existentes.

Fonte Blog do Trabalho

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