terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Trabalhador por conta própria diz não ter controle sobre a jornada e não consegue tirar férias, aponta estudo

Estudo do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgado este mês revela de que maneira as pessoas que trabalham por conta própria ou que são pequenos empregadores avaliam o trabalho. Ou seja, se eles acham que ganham pouco, trabalham muito, tem doenças de origem laboral, são de alguma forma explorados, consideram o trabalho insalubre, etc, etc.
O estudo se chama Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS): Direitos Trabalhistas e Qualificação Profissional e foi lançado no dia 19 passado. O indicador mostra a percepção dos brasileiros em relação ao respeito aos seus direitos e às condições de trabalho.

Os pesquisadores do Instituto pediram entre os 2.700 entrevistados que eles marcassem, dentre onze opções, qual aquela que melhor definiria sua atual situação de trabalho.

Entre as definições mais assinaladas estavam: “não tenho controle sobre a minha jornada de trabalho” apontada por 15,3% e “nunca consigo tirar férias ou parar por alguns dias”, marcada por 14,7%.

10,4% assinalaram a frase “sinto que trabalho muito e ganho pouco” e 7,4% apontaram que “minha renda é instável, tenho dificuldades em manter”.

Segundo o relatório da pesquisam “mesmo sem um parâmetro normativo específico para regular este tema, há problemas sérios relatados pelos trabalhadores por conta própria e pelos pequenos empregadores quando se trata de jornada laboral”.

Fonte blog do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário