Campo Grande/MS - A realização de um ato público no Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril) é tema de uma reunião que acontece nesta quinta-feira, dia 24 de março, na sede do Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares (Cedampo), em Campo Grande.
Segundo o coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador de Campo Grande, Walter Ribeiro, o objetivo é provocar o debate sobre as condições de trabalho no estado, a negligência com a segurança em alguns segmentos e alertar para as doenças ocupacionais, que acometem os trabalhadores por conta da função que exercem. Ele diz que o dia 28 de abril é também o Dia Nacional de Prevenção e Segurança do Trabalho.
O movimento aglutina sindicatos e centrais sindicais num mesmo objetivo, que é o de alertar a sociedade. A prevenção e a segurança visam evitar os acidentes e as doenças, afirma Walter, ressaltando que o movimento é plural. "Estamos juntos, sindicatos de diversas centrais, num mesmo propósito. O problema é da classe trabalhadora como um todo e um problema de toda sociedade, pois o Estado termina assumindo custos em função do não cumprimento da legislação, além é claro do mal já causado ao trabalhador e sua família por conta de um acidente ou doença contraída no local de trabalho".
Walter afirma que a Comissão Intersetorial Municipal tem debatido a questão da segurança e saúde do trabalho no município de Campo Grande e entre os pontos levantados estão a necessidade de cumprimento da legislação pelos empregadores e mais fiscalização pelos órgãos responsáveis em nível nacional, estadual e municipal.
A reunião intersindical acontece nesta quinta, 24, à partir das 9 horas, na rua Nicolau Fragelli, número 86, centro, perto da antiga rodoviária, na sede do Cedampo. Fone para contato: 8417-1859 (Walter Ribeiro).
Fonte: MS Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário