segunda-feira, 7 de março de 2011

Meio Ambiente - Ação rápida de técnicos do IAP reduz danos ambientais em casos de acidente

A rápida atuação da Coordenadoria de Acidentes Ambientais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi fundamental para evitar a contaminação da estação de captação da Sanepar em Cascavel, após acidente com caminhão que resultou no derramamento de 3 mil litros de óleo no rio Cascavel, no último sábado (19).

“O trabalho conjunto e de acordo com as orientações dos técnicos do IAP ajudou muito na diminuição do impacto do acidente e evitou maiores danos. A presença do IAP é fundamental e muito importante em casos como este”, disse o capitão Amarildo Ribeiro, da Defesa Civil.
Ao serem acionados pela concessionária, técnicos de plantão do IAP deslocaram-se para o local e tomaram as primeiras medidas, instalando bóias de contenção para evitar que a mancha de óleo se espalhasse.

Para a gestora de educação socioambiental da Sanepar de Cascavel, Joane Aura Cechet Covatti,, o acompanhamento técnico do IAP é necessário para evitar que os acidentes tomem proporções ainda maiores. “O IAP é um órgão extremamente técnico e que nos orientou da melhor maneira possível, estabelecendo procedimentos de reversão do dano. Os fiscais nos fazem ter outra visão do acidente ambiental”, afirmou Joane.

COORDENADORIA - O IAP possui técnicos treinados para dar agilidade ao atendimento a questões que envolvem estratégias e rápidas decisões em caso de acidentes ambientais em todo o Paraná.

Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2011, as equipes do IAP atenderam onze acidentes ambientais nos municípios de Ortigueira, Cornélio Procópio, Mandaguari, Paranaguá, Morretes, São João do Ivaí, Campina Grande do Sul, Cascavel e Marialva.

O presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto, conta que 240 técnicos do instituto foram capacitados em cursos sobre atendimento de emergência e procedimento para coleta de amostras de acordo com as normas ISO 9000. “Também realizamos oficinas práticas e simulados com empresas que são referência em atendimento a acidentes com danos ao meio ambiente, como a Petrobrás, a Alpina Briggs e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb”, completou Tarcísio.

Cada um dos 20 escritórios regionais do IAP conta com pelo menos uma equipe apta a prestar o atendimento e o treinamento é contínuo.

O principal objetivo da equipe, segundo José Carlos Salgado, da coordenadoria de Acidentes Ambientais do IAP, é fazer com que a área atingida seja totalmente limpa e recuperada.

PROCEDIMENTOS - Ao ser informado de um acidente com possíveis danos ao meio ambiente, o IAP desloca imediatamente uma equipe técnica de plantão para o local. O passo seguinte é identificar os responsáveis pelo acidente e o produto derramado. Depois disso são colhidas amostras de água, solo e exemplares da flora e da fauna para realizar análises laboratoriais e também é feito o dimensionamento da extensão atingida pelo impacto.

A conclusão dos trabalhos se dá com a orientação e supervisão dos trabalhos de contenção do vazamento ou recuperação da área, e aplicação das sanções administrativas previstas na legislação ambiental aos responsáveis.

Serviço:

Em caso de acidentes ambientais, acione:

IAP – Instituto Ambiental do Paraná – Coordenadoria de Acidentes Ambientais – Rua Engenheiros Rebouças, 1206 – Bairro Rebouças – Curitiba – Paraná. Telefone: (41) 3213-3454 E-mail: iapacidentes@pr.gov.br


Fonte: Agência de Notícias Estado do Paraná


Nenhum comentário:

Postar um comentário