quinta-feira, 10 de junho de 2010

Em dois anos, Brasil pode ficar livre do trabalho de crianças de 5 a 10 anos

Crianças durante lançamento da campanha
Por Vanessa Corrêa
A equipe do blog acompanhou nesta quinta o lançamento da campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil que ocorre no Museu da República, em Brasília. A campanha foi lançada no âmbito do Dia de Combate ao Trabalho Infantil que será comemorado no próximo sábado. O evento contou com a presença de representantes do ministério do Trabalho e Emprego, OIT e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
Renato Mendes, coordenador de Projetos Internacionais para Eliminação do Trabalho Infantil da OIT falou ao blog sobre a meta de erradicação do trabalho infantil. “A meta do mundo, decisão tomada por mais de 180 países membros da OIT, é erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2016 e o trabalho infantil até 2020. Se o Brasil continuar fazendo o dever de casa nós esperamos que em 2012 seja declarado livre do trabalho infantil para crianças de 5 a 10 anos. É uma excelente notícia e é fruto de mais de 20 anos de fiscalização do trabalho”.
Luiz Henrique Ramos Lopes, chefe da divisão de fiscalização de trabalho infantil do Ministério do Trabalho e Emprego fez um balanço das ações durante o primeiro quadrimestre deste ano. “Nos últimos três anos têm aumentado o número de ações fiscais e diminuído o número de crianças afastadas no trabalho infantil. Em 2007 houve 900 ações fiscais, afastamos mais de 5 mil crianças. Em 2008 foram 1.100 ações e 4.500 crianças foram afastadas e em 2009 foram 1.200 ações fiscais e quase 4 mil crianças removidas do trabalho. Este ano já foram realizadas mais de 600 ações fiscais”, relatou Ramos Lopes.
Foto – Renato Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário