quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Acidentes - Metalúrgicos exigem estabilidade por acidentes de trabalho

São José dos Campos/SP - Metalúrgicos da Embraer entraram em estado de greve no dia 8 de outubro, segundo o Sindicado dos Metalúrgicos de São José dos Campos. Já são 13,2 mil aderindo à proposta que pede 15,57% de aumento salarial, redução da jornada para 36 horas, licença maternidade de 180 dias e a inclusão na convenção de trabalho da indústria aeronáutica de uma cláusula que dê garantias aos metalúrgicos em casos de acidente de trabalho.
Segundo o sindicato, a indústria aeronáutica é a única que não dá estabilidade a trabalhadores que adquirem doenças no trabalho, como a surdez. O vice-presidente do sindicato Herbert Claro disse que a Embraer criou um "cartel" que impede as demais empresas da escala produtiva a negociar salários separadamente. Ele diz que estão nesta situação 23 empresas com 5 mil trabalhadores, no total.

Segundo o vice-presidente, a Embraer e representantes de outras empresas do setor deverão se reunir em 14 de outubro. Se as negociações não avançarem eles dizem que entrarão em greve, paralisando a produção. A Embraer informou que não foi notificada oficialmente sobre o estado de greve. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, que representa a empresa em negociações trabalhistas, informou que não se pronuncia sobre esses casos.

Fonte: Folha.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário