quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Estudo mostra o papel de trabalhadoras e idosos no lar

Estudo do IPEA divulgado esta semana revela que a mulher brasileira, apesar de cada vez mais responsável pelo provimento do lar, não abandonou as tarefas domésticas.

Segundo o estudo, a proporção de mulheres ocupadas que se dedicavam a afazeres domésticos em 2009 foi de 89,9% com um gasto médio de 21,8 horas semanais em casa.

Já entre os homens o tempo ocupado em casa é bem menor: 9,5 horas. Além disso, a proporção deles que se dedica aos afazeres no lar é de 49,5%.

Idosos

O IPEA também aferiu o comportamento dos idosos no mercado de trabalho. Em 2009, entre os homens, 42,1% trabalhavam e, entre as mulheres, 18,6%. “A baixa participação feminina no mercado de trabalho reflete a sua baixa participação quando mais jovens. Isso torna as mulheres idosas mais dependentes da renda da seguridade social e de outros membros da família”, diz o estudo.

O IPEA prevê aumento na participação da população idosa nas atividades econômicas. “Isso ocorrerá, em grande parte, devido ao ingresso maciço das mulheres no mercado de trabalho, ocorrido a partir dos anos 1970. Por outro lado, o envelhecimento da população em idade ativa aliado às pressões no sistema previdenciário levam à necessidade de se manter o trabalhador na ativa o maior número de anos possível”.

Em 2009, conforme o Instituto, aproximadamente 13,8 milhões de idosos brasileiros chefiavam famílias. Destes, 57,3% eram homens. Dos 23,8% de idosos que estavam na condição de cônjuges, 81,4% eram mulheres. Em aproximadamente 6,2 milhões de famílias em que o idoso era chefe ou cônjuge, havia filhos adultos residindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário