terça-feira, 5 de outubro de 2010

Planseq Turismo supera meta e qualifica 1.360 trabalhadores em Pernambuco

Meta inicial do Programa direcionado a jovens em situação de risco e mulheres chefes de família era formar 1353 profissionais nas atividades de garçom, recepcionista, cozinheiro, padeiro/confeiteiro, bartender/barmen e outras.
Pernambuco, 05/10/2010 - O Plano Setorial de Qualificação (Planseq) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) voltado para o Turismo, em Pernambuco, superou a meta e qualificou 1.360 pessoas. A meta inicial do programa, que tem o objetivo de oferecer oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional a jovens em situação de vulnerabilidade e mulheres chefes de família e em difuldades de inserão no mercado de trabalho, era qualificar 1.353 pessoas. A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão para os últimos 99 formandos foi realizada na última semana.

Os cursos oferecidos pelo Planseq Turismo em Pernambuco visaram à inserção do trabalhador no mercado de trabalho e na geração de emprego e renda por meio da prestação de serviço, de forma autônoma. As aulas foram ministradas na sede do Instituto Latino Americano de Tecnologia em Educação e Ciências (ILATEC), nas comunidades da periferia da capital pernambucana.

A carga horária total dos cursos para camareira, garçom, recepcionista, cozinheiro, padeiro/confeiteiro, bartender/barmen, porteiro/mensageiro, atendente de agência de viagem e auxiliar de eventos foi de 200 horas/aula, subdividido em 60 horas no módulo básico e o restante com as atividades práticas de cada curso.

Planseq - Os Planseqs integram o Plano Nacional de Qualificação (PNQ) e se caracterizam por preparar para o mercado de trabalho uma mão-de-obra com oportunidades concretas de inserção na economia da região, beneficiando tanto a população, como o mercado local.

A proposta visa ainda à integração das políticas de qualificação com as políticas de intermediação de mão-de-obra, pois prioriza a qualificação das pessoas inscritas no SINE e a sua contratação ao final da capacitação. São oferecidos qualificação sócio-profissional à população de baixa renda e com maior vulnerabilidade social, buscando atender trabalhadores jovens e adultos, que não tiveram oportunidades de acesso à educação profissional e que possuam baixa escolaridade.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário