terça-feira, 13 de julho de 2010

Acid. Trabalho - Ministério registra três mortes por acidentes de trabalho em Porto Velho

PORTO VELHO - O número de acidentes de trabalho registrados no Ministério Público do Trabalho (MPT) já é mais da metade dos notificados no ano passado, em Rondônia. A maioria das ocorrências está relacionada ao setor da construção civil.

De acordo com o governo federal, de 534 acidentes registrados, 162 ocorreram na construção civil, entre janeiro e abril. Em 2009, foram 489 casos. Segundo o procurador chefe MPT, Francisco Cruz, a instituição recebeu seis denúncias de acidentes no ano passado ocorridas na capital. Destas, duas foram com vítimas fatais. Este ano, já foram quatro denúncias com três mortes.

A orientação do MPT é que os servidores de saúde denunciem casos em que os pacientes são vítimas de acidentes de trabalho. O trabalhador também pode denunciar pelo telefone: 3224 1642.

Este ano, MPT recebeu 33 denúncias relacionadas à falta de segurança e saúde no local de trabalho, em Porto Velho. Em 2009, foram 43 ocorrências. Muitas não chegam ao conhecimento do Ministério, segundo o procurador chefe MPT.

Conforme a Justiça, o acidente de trabalho é caracterizado desde o deslocamento do profissional de casa ao serviço e no trajeto de volta a residência. Nesses casos, cabe possibilidade de indenização à vítima por parte do empregador.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário