segunda-feira, 12 de julho de 2010

Acidentes - Falta de segurança em obras do litoral preocupa Ministério do Trabalho

19 das 20 obras visitadas pelo Ministério foram interditadas, em junho.

O número é preocupante: das 20 obras do Litoral Norte fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho, 19 foram interditadas durante o mês de junho. O motivo para suspender o serviço é comum nas construções. 

"A questão é falta de segurança. A segurança coletiva e na questão de trabalhadores trabalhando sem proteção individual", diz Erlon Alves de Oliveira, diretor do Sindicato de Construção Civil.

Os problemas não são difíceis de flagrar. Em um prédio, em Caraguatatuba, nossa reportagem flagrou um trabalhador no 11º andar sem o cinto de segurança (foto abaixo). Situações que podem levar a consequências mais graves.

De acordo com o Ministério do Trabalho, há 2 semanas um operário morreu depois de uma queda no local onde trabalhava. A obra não tinha as condições mínimas de segurança e foi embargada.

Um outro problema encontrado pelos fiscais é o trabalho sem carteira assinada, um direito que muitos empreiteiros deixam de atender.

"Se não cumprirem com a determinação, aí sim nós vamos lavrar auto de desobediência e encaminhar ao Ministério Público para a Justiça tomar as providências que forem cabíveis", diz Jaime Dornelas, fiscal do Ministério do Trabalho.

Após ser notificado, o responsável deve adequar as condições de segurança e solicitar uma nova vistoria.

Fonte: Vnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário