quinta-feira, 8 de julho de 2010

“Ilhas” para uso de redes sociais no trabalho são incentivadas por especialista

A liberação do uso das redes sociais na empresa é defendida por Andrea Huggard-Caine, consultora de RH e membro do Comitê de Criação do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH).

“Existem muito acesso a informação, treinamentos, palestras, conhecimento e tecnologia através de mídias sociais. O uso delas permite a participação em fóruns técnicos. Também permitem a criação de grupos de afinidade dentro da empresa, o que contribui para o engajamento das pessoas com a empresa sentindo-se parte de algo maior. Para que funcione é importante educar os funcionários em como devem ser utilizadas essas mídias e os comportamentos esperados nesse ambiente”, diz ela.

Umas das opções que Huggard-Caine aponta é a criação de “ilhas” dentro da empresa com equipamentos com acesso liberado para que os funcionários possam acessar as mídias sociais quando necessário, mesmo que em suas máquinas individuais esse acesso esteja limitado.

Ela também alerta que é importante a empresa ter um código de conduta que seja reforçado com exemplos e conversas constantes. “Tecnologia sempre está andando na frente das normas, procedimentos e padrões e as empresas têm que correr atrás para entender, regular e se adaptar, criando um novo padrão do que é certo ou errado. Os primeiros estudos sobre o impacto do uso de mídias sociais, ainda em uma esfera quase totalmente informal e para uso entre amigos, tem menos de 3 anos e as empresas estão aprendendo ao mesmo tempo que estão colocando governança sobre o assunto. Caso não seja possível liberar de forma irrestrita, a empresa deve ter uma política para determinar que tipo de função terá acesso a que tipo de mídia”, explica.

CONARH

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, durante o CONARH, que será realizado entre os dias 17 e 20 de agosto, em São Paulo, as mídias sociais serão tema de debate. Ethevaldo Siqueira, da CBN e Fábio Tadashi, da Vivo, ministrarão a palestra “Mídias sociais – a revolução da comunicação nas organizações”. O congresso, que é o maior do setor de recursos humanos na América Latina, é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site www.conarh.com.br. (LJ)

Fonte Blog do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário