Por Lyvia Justino
A utilização de mídias ou redes sociais como o Twitter, Facebook, Orkut, Youtube entre outros está cada dia mais comum no ambiente de trabalho. Por isso, empregadores e funcionários devem saber como lidar com a utilização dessas novas ferramentas. Andrea Huggard-Caine, membro do Comitê de Criação do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), disse ao blog que o funcionário deve entender que o acesso às mídias sociais é um voto de confiança dado pela empresa e, por isso, deve ser utilizado com responsabilidade.
“Algumas coisas são importantes o funcionário saber para utilizar essas mídias. Em primeiro lugar devemos lembrar que o que publicamos em mídia social é um comentário público, que pode ser replicado, enviado, copiado e permanente. Temos que ter cuidado de não falar em nome de outros, deixando claro que nossas opiniões não representam a opinião da empresa. Por último, quando temos acesso às mídias sociais dentro do ambiente de trabalho isso é para facilitar nosso trabalho e não substituir o mesmo. Da mesma forma, o uso do telefone particular durante o expediente não deve ser feito com abusos”, afirma Huggard-Caine.
Huggard-Caine aponta que uma das dificuldades de lidar com as mídias sociais é que elas são dominadas por pessoas mais jovens, que estão entrando no mercado de trabalho, e devem ser reguladas por pessoas que não utilizam esse tipo de mídia, muitas vezes dificultando o entendimento de como elas são utilizadas ou o seu significado para quem as usa.
“A nova geração valoriza uma criação coletiva e acredita que isso traz um resultado melhor. As mídias sociais são tão valorizadas por essas pessoas porque aumentam o acesso ao conhecimento, dá acesso a pessoas e redes de contato. Quando bem utilizadas aumentam o desempenho e desenvolvimento das pessoas”.
Fonte. Blog do Trabalho
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