segunda-feira, 26 de julho de 2010

SSO - Servidores da Educação de Cuiabá têm programa de qualidade de vida

Ginástica laboral, aulas de yoga, massagem quick, aferição da pressão arterial, teste de glicose e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Essas são algumas das ações desenvolvidas pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP), da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), com o objetivo de prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores do ensino da capital. 

O programa foi implementado em 2007 com um levantamento da equipe de Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, que verificou um alto número de servidores em licenças médicas. Essa constatação gerou um diagnóstico dos problemas e doenças existentes. A partir dessa avaliação, os funcionários da DGP começaram planejar as ações que deram origem ao projeto Saúde do Trabalhador. Entre elas, está a contratação de uma profissional da área de fisioterapia que coordena as atividades de ginástica laboral em todos os setores do órgão.

De acordo com a fisioterapeuta Tâmara Galindo, os exercícios laborais trabalham a postura, o alongamento muscular e, conseqüentemente, o fortalecimento das articulações e a corrente sanguínea. Essas atividades também trabalham o fortalecimento dos ombros e punhos, o que previne doenças por esforços repetitivos, por exemplo. "Todos esses exercícios contribuem para o melhor desempenho no ambiente de trabalho", explica.

Outra profissional designada para cuidar da saúde dos funcionários da SME é a enfermeira Ana Paula Ribeiro, que além de aferir e monitorar a pressão arterial dos funcionários, também realiza testes de glicemia e faz o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Segundo ela, quando um funcionário apresenta alterações nesses índices, é orientado a procurar atendimento médico nas unidades de saúde do município. Os servidores também recebem informações sobre alimentação saudável e atividades físicas. "Esse trabalho preventivo fornece subsídios para detectar precocemente algum tipo de patologia e, dessa forma, buscar um atendimento mais rápido".

A enfermeira diz que é comum as pessoas procurarem assistência médica depois que já estão doentes. "Com esse trabalho preventivo, as pessoas adoecem menos e são incentivadas a melhorarem a qualidade de vida".As aulas de yoga são ministradas duas vezes por semana aos servidores, em duas turmas distintas, às segundas e quartas-feiras, pela manhã e no final da tarde.

A professora Marlene Alves de Melo, que atua Fundo Único Municipal da Educação (Funed), diz que, depois que passou a freqüentar as aulas de yoga e fazer parte do coral, está mais tranqüila e relaxada com as técnicas de respiração e relaxamento aprendidas. "Isso tem me deixado mais saudável. Tenho aprendido a me conhecer, me controlar, me amar. E o que é mais interessante: isso se reverte na relação que tenho com meus próximos, tanto na vida profissional, como pessoal", analisa.

O coral Cuyaverá é composto por 30 servidores e faz os ensaios todas as semanas. O grupo já se apresentou em diversos eventos da secretaria e em atividades culturais da capital. O repertório é variado, com interpretação de canções sacras, música popular brasileira e regional.

Outros serviços oferecidos pela equipe multifuncional é a assistência psicológica e social aos funcionários que estão em licença médica, que são acompanhados por esses profissionais. De acordo a diretora de gestão de pessoas, Dilma Alves da Silva, o projeto Saúde do trabalhador contempla várias ações com o objetivo de amenizar o sofrimento dos servidores e diminuir o número de licenças médicas.

Ela adianta que o projeto está sendo estendido às escolas e creches do município, ampliando, dessa forma, os benefícios resultados das ações desenvolvidas pelo programa. "Todas essas atividades se refletem na melhoria da saúde dos nossos funcionários, por meio do incentivo ao cuidado e interesse pelo ambiente do trabalho. Isso aumenta a satisfação e diminui os riscos à saúde". Para essa nova etapa do projeto, segundo a diretora, estão previstos a incorporação de outros profissionais à equipe, como um fonoaudiólogo e um médico do trabalho.

Na perspectiva do secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, mais do que tratar enfermidades, o programa possibilita ao funcionário qualidade de vida, o que resulta em ações preventivas. "Estamos fortalecendo esse trabalho com o reforço da equipe do programa, composta de diversos profissionais. Queremos que tudo isso culmine em promoção da saúde dos trabalhadores da educação do município".

Gilmon Ferreira de Araújo, coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da SME, explica que, para implementar o projeto, o órgão já adquiriu alguns equipamentos que subsidiam o trabalho, como um aparelho de pressão, um medidor de glicemia, cadeira de massagem quick, régua, maca e balança. "Já percebemos mudanças significativas depois da implantação dessas ações preventivas, como a melhoria na autoestima dos servidores, melhor relacionamento interpessoal e produtividade".

Araújo destaca que essas atividades valorizam o servidor e promovem a credibilidade dos gestores, que já perceberam que esse conjunto de ações promove melhorias para todos os segmentos de uma organização. "São resultados a longo prazo, mas com mudanças profundas no ambiente de trabalho".



Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário