Pernambuco - Foi lançada oficialmente no dia 7 de junho a Comissão Permanente Regional da Indústria da Panificação, espaço para discussão de melhorias das condições de trabalho no setor. A solenidade ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e contou com a participação de panificadores de todo o estado.
A comissão, tripartite e paritária, composta por membros do governo, trabalhadores e empregadores da indústria da panificação e confeitaria, foi criada através da Portaria nº 38 do superintendente do Trabalho e Emprego em Pernambuco, André Luz Negromonte, publicada no Diário Oficial da União em 29 de março.
De acordo com a chefe do setor de Relações do Trabalho da SRTE/PE e coordenadora da Comissão, Joseline Carneiro Leão, a maior preocupação do Setor é em relação às máquinas usadas na indústria da panificação, segundo ela, responsáveis por muitos acidentes e até mutilações.
"Um dos nossos objetivos é a proteção total das máquinas que oferecem riscos e a substituição das que não atendem ao que determina a legislação. Investir em segurança é fundamental", afirma Joseline.
Esta é a primeira Comissão a tratar do tema na Região Nordeste e pretende criar um espaço de entendimento entre as partes tornando possível a melhoria das condições de trabalho no setor.
"Não temos dados específicos das lesões com máquinas, mas sabemos que são muito freqüentes e um por cento para nós, já significa 100%. Todo acidente deve ser evitado", conclui Simone Holmes, chefe do setor de Segurança e Saúde do Trabalhador e membro titular da Comissão.
Também integram a Comissão as auditoras fiscais do Trabalho Isabela de Queiroz Gonçalves e Melice Cavalcanti Figueiredo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário