terça-feira, 27 de julho de 2010

Em Minas, “balcão” inédito iguala oportunidades no mercado de trabalho

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais está com uma ação inédita e pioneira. É o Balcão de Oportunidades de Emprego, serviço voltado para a inclusão de pessoas no mercado de trabalho.

O foco do serviço são pessoas egressas do sistema prisional, com deficiência, reabilitadas pelo INSS e trabalhadores com mais de 40 anos. De janeiro a junho deste ano foram feitos 2.373 atendimentos, cadastradas 905 pessoas e encaminhadas ao mercado de trabalho 555 pessoas.

O Balcão é ligado à Comissão Regional de Igualdade de Oportunidades de Gênero, de Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação da SRTE.

O Balcão vem contribuindo para a efetivação da lei de cotas que obriga as empresas com 100 ou mais empregados a preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência.

A cota varia de 2% a 5% de acordo com o número de empregados.

Hoje, existem 105 empresas cadastradas nos diversos ramos de atividades, que exigem escolaridades que vão do alfabetizado ao 3º grau completo ou em curso.

Estão sendo oferecidas no momento 580 vagas para pessoas com deficiência, 112 vagas para pessoas acima de 40 anos e 38 vagas para egressos do sistema prisional, totalizando 730 vagas abertas.

Os interessados devem comparecer ao Balcão na SRTE com a carteira de trabalho. Os egressos do sistema prisional devem levar também o alvará de soltura e os reabilitados do INSS o laudo médico ou certificado de reabilitação.

Os contatos com a Comissão de Igualdade da SRTE/MG pode ser feito através dos telefones: 31 3270 6156 e 3270 6178

Nenhum comentário:

Postar um comentário