domingo, 18 de julho de 2010

Monitoramento - Sistema de monitoramento eletrônico terá novo prazo de instalação em Santa Catarina

Até o final do ano, mais 160 equipamentos devem funcionar em oito cidades catarinenses.

Desde abril, a televisão de 52 polegadas está instalada no posto policial da Lagoa da Conceição em Florianópolis. O aparelho recém-adquirido está ocioso e aguarda a chegada das câmeras de monitoramento, o que deveria ter acontecido em janeiro.

A demora para realizar o processo de licitação da compra das máquinas atrasou a inauguração do novo sistema de monitoramento eletrônico de Santa Catarina. A previsão agora é instalar as 160 câmeras em oito cidades catarinenses até o fim do ano.

De acordo com o coordenador do Sistema de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública, tenente-coronel Vânio Luis Dalmarco, a escolha dos pontos de instalação do equipamentos levou em conta as regiões com maior incidência criminal.

— Nossa expectativa é reduzir o número de ocorrências. Sabemos que imunizar totalmente uma área não é fácil. Sempre aparece um malandro desavisado. Mas esta medida ajuda a aumentar a sensação de segurança e é uma ferramenta importante de apoio ao policiamento, fiscalização e identificação de marginais. As câmeras são a última novidade na segurança pública do mundo inteiro — explica.

As câmeras são móveis e tem um alcance de até 120 metros. São capazes de identificar os números das placas dos carros e o rosto das pessoas. Elas também são rotativas e giram 360 graus.

— Fazer uma licitação é complicado e complexo. Mas o processo está em fase conclusiva. Esperamos instalar os primeiros pontos de monitoramento 40 dias após a entrega das câmeras — avisa Dalmarco.

As primeiras câmeras de Santa Catarina foram instaladas em 2001. Hoje, o Estado conta com 355 equipamentos de monitoramento. Destes, 63 estão em Florianópolis.

O bairro Lagoa da Conceição, na Capital, será o primeiro a receber as câmeras. A concentração comercial e o grande fluxo de pessoas são os motivos da escolha. Depois do Centro, o bairro boêmio é o local mais movimentado durante o ano inteiro.

— Difícil é encontrar um comércio aqui que ainda não tenha sido assaltado — resume Alexandre Gonçalves, chefe de loja do Supermercado Pantanal, assaltado no início do mês.

O investimento para a instalação das novas câmeras será de R$ 1,8 milhão. O trabalho é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e as prefeituras. Na sexta-feira passada, a cidade de São José deu início ao processo e assinou contrato de compra de 30 câmeras. Os pontos de instalação ainda estão sendo definidos.

Fonte: CLick RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário