sábado, 15 de maio de 2010

Acid. Domésticos - Especialista em segurança dá dicas de como evitar acidentes domésticos


Medidas simples podem evitar quedas graves.Veja quais as dicas para manusear a escada de forma segura.

Sofrer um acidente doméstico é comum, mas os danos podem ser mais graves do que se imagina. Uma simples queda pode resultar em cirurgias, braço e perna quebrados, meses de fisioterapia, entre outros contratempos.
Fátima das Dores Costa Neto caiu, em outubro de 2008, de um móvel ao tentar retirar a cortina da janela. Ela quebrou o pulso da mão esquerda e o dedo da mão direita, ficou com o braço engessado por mais de um mês e precisou operar o pulso e colocar placas e pinos, porque vários ossos quebraram.
Às vezes, uma medida simples pode prevenir a pessoa de sofrer alguma queda. Quase sempre os acidentes domésticos podem ser evitados. O especialista em segurança João Bezerra orienta como usar a escada para trocar uma lâmpada ou pegar alguma coisa em cima do armário.
CUIDADOS
- Escadas de encostar são perigosas porque não têm estabilidade suficiente. Ela tende a escorregar pelo chão quando está muito inclinada ou tende a virar quando ela não está.
- Escadas “de abrir” têm dois problemas básicos: ela tem mais estabilidade em uma direção do que na outra. A largura entre os pés de um mesmo lado da escada causa instabilidade.
- Cuidado com a falta de travamento no meio da escada, pois isso impede que a escada abra.
- Os pés da escada devem ser antiderrapantes.
- Quando a pessoa está no último degrau, ela perde o apoio.
- O ideal é que se suba na escada de frente para o local onde vai pegar o objeto. Não coloque a escada de lado.
- Uma escada, para ser segura, não pode balançar, pois tira o equilíbrio da pessoa.
- Quando puxamos uma mala da parte de cima do armário, fazemos força para o lado de fora da escada. Evite! Isso pode fazer com que a escada vire.
- Troca de lâmpada é uma das atividades que apresenta mais risco: não subir até o último degrau; posicionar a escada para a lâmpada ficar a frente do corpo; ter apoio de outra pessoa; não colocar panos embaixo dos pés da escada.

Fonte: G-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário