sexta-feira, 7 de maio de 2010

Redução do seguro desemprego em Portugal gera polêmica

O Ministério do Trabalho português anunciou que as novas prestações do seguro desemprego no país não poderão ultrapassar o correspondente a 75% do salário líquido recebido pelo demitido antes do seu desligamento da empresa.
A decisão de reduzir o valor das prestações está causando polêmica entre o governo e as centrais sindicais. Enquanto o governo afirma que a medida servirá para que os desempregados aceitem novos empregos com valores mais baixos, desconfia-se de que a medida seja apenas mais uma no sentido de controlar as contas públicas e responder à pressão da União Européia por ajustes.
A medida atinge a maioria dos portugueses que hoje recebe prestações de aproximadamente 500 Euros. Atualmente, o valor do benefício é integral, ou seja, ele é igual ao valor líquido que o empregador pagava ao funcionário desligado.
No Brasil, o valor médio do seguro desemprego passou de R$ 596,63 em 2009 para R$ 637,78 em 2010 por causa do aumento do salário mínino ao qual o cálculo das prestações está atrelado. No ano passado sete milhões de brasileiros sacaram o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário