quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dieese estima em 200 mil o número de novos empregos na Construção em 2010

Por Silmara Cossolino

O emprego na construção civil deve bater a marca dos 200 mil postos de trabalho criados com registro em carteira em 2010. A estimativa é do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

“Levando em consideração o crescimento da economia e o número de postos abertos no primeiro trimestre, estimamos um crescimento forte do emprego no setor para mais de 200 mil, somente formais”, considera o coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre Prado de Oliveira.

No entanto, o bom desempenho do setor nos últimos anos não tem se refletido na mesma proporção quanto à melhoria das condições de trabalho e no rendimento dos trabalhadores do setor. Mesmo com um forte movimento de formalização, o setor da construção ainda apresenta altos índices de informalidade e de rotatividade, segundo Oliveira. “É preciso que o movimento sindical negocie com o sindicato patronal para melhorar as relações trabalhistas, as condições de trabalho”, ressalta.

Segundo levantamento divulgado pelo Dieese, a indústria da Construção, em função do seu desempenho favorável, promete ser o motor de crescimento da economia nos próximos anos. Motivado pelas obras de programas como Minha Casa, Minha Vida e pela Copa do Mundo de 2014, o setor espera retomar o ciclo de crescimento interrompido pela crise financeira mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário