quarta-feira, 5 de maio de 2010

Campanha marca a comemoração do Dia Mundial de Higienização de Mãos

Você já lavou suas mãos hoje? Esta é a pergunta que move a campanha de sensibilização para a importância da lavagem de mãos no combate às infecções hospitalares realizada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz). A campanha marca o compromisso mundial de higienização das mãos, uma iniciativa desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Ministério da Saúde (MS) em parceria com Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Segundo a enfermeira Sonia Maria Ferraz Medeiros Neves, presidente da CCIH do Ipec e coordenadora da campanha, “a mobilização será feita com toda a equipe da Comissão circulando pelo Ipec distribuindo impressos da campanha, para chamar à atenção tanto de profissionais de saúde como dos pacientes e seus familiares para a importância da lavagem de mãos. Serão realizadas exposições de medidas preventivas de controle de infecção hospitalar especialmente a higienização de mãos”.

“Com a pandemia da gripe H1N1, a população ficou em alerta e a higienização de mãos como uma estratégia preventiva de transmissão foi valorizada, no entanto quando as epidemias vão cessando em número de casos, este cuidado consequentemente vai diminuindo. As CCIHs do mundo todo estão em alerta para o aumento de infecções hospitalares de microorganismo multirrestentes que podem ser evitadas com o simples ato da higienização de mãos”, explica Sonia, cujo tema da tese de doutorado foi Percepção de risco de infecções hospitalares: produção e avaliação de estratégias educacionais para o treinamento de profissionais de saúde de diferentes categorias de uma instituição do Rio de Janeiro, na qual aborda estratégias preventivas de transmissão de microorganismo multirresistentes na área da educação em saúde.

No Ipec, a CCIH promove treinamentos com diferentes profissionais sobre higienização de mãos e acredita que através da educação os hábitos são mudados e incorporados na rotina de cada um. “O trabalho de educação e treinamento na unidade dura cerca de três meses a cada ano para alcançar diferentes profissionais e até mesmo pacientes. Com parceria a Associação Lutando para Viver Amigos do Ipec é possível que pacientes participem do Grupo de Estudo em Epidemiologia e Prevenção de Doenças Infecciosas e Parasitárias onde a sensibilização para a lavagem de mãos é abordado em uma das aulas com os participantes”, explica Sonia.

Mais

Dia 5 de maio é o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Em todo o mundo, são promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos. O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais dos serviços de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs para esta data o Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente - Uma Jornada de Mobilização para a Higienização das Mãos. A meta para 2010 é a participação de 10 mil hospitais

Nenhum comentário:

Postar um comentário