quarta-feira, 29 de setembro de 2010

De cada 10 vagas criadas no Brasil, nove são formais, mostra pesquisa

O economista do Dieese Sérgio Mendonça disse nesta quarta ao blog que a primeira razão para o aumento da formalização do emprego no Brasil é o crescimento da economia que abre espaço para mais faturamento, aumento da renda de autônomos e microempresários e ainda elevação do lucro das empresas.

De cada 10 vagas criadas no país, nove são com carteira assinada, segundo dados do Dieese/Seade divulgados nesta quarta.

As outras razões são a fiscalização do MTE e dos órgãos incumbidos de fiscalizar, a lei do Super Simples e o crédito que é fator de indução à formalização. “É preciso estar no setor formal para obter crédito. Há também a mudança tributária do PIS/COFINS no setor de serviços pelo valor adicionado, os fornecedores tem que dar nota para descontar o fornecimento. Isso exige formalidade”.

O economista explicou que o programa do Ministério da Previdência Social de formalização do Microemprendedor Individual é mais um elemento de contribuição, ainda que ele colabore de forma pequena pois ainda está se difundindo.

Mendonça explicou também que a pequena queda no setor da indústria foi uma “acomodação natural e na comparação anual a indústria cresceu 8,1% nas sete regiões metropolitanas”. Para ele, a região que mais se destacou foi Belo Horizonte que apresentou taxa de desemprego bem abaixo da média das regiões, 7,5%.

Leia mais no post abaixo “Desemprego cai para 11,9% em agosto, aponta Dieese/Seade”

Fonte blog do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário