terça-feira, 28 de setembro de 2010

O melhor fim de ano da década?

Resenha da Imprensa

Dados divulgados pelo IPEA foram repercutidos nesta terça por alguns dos principais jornais do país, dentre eles O Globo e Valor Econômico. Segundo pesquisa realizada neste mês em 3,81 mil domicílios de 214 municípios pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 59,95% das famílias estimam melhora da economia nos próximos 12 meses, índice acima do que foi registrado em agosto. 

De acordo com os jornais, com base no levantamento, os mais otimistas são os entrevistados na região Norte, onde 72,67% “apontaram expectativa que a economia atravessará melhores momentos no período de um ano”, conforme grifou o Valor. No Sudeste, as famílias com essa perspectiva representam 54,33% do total, disse o mesmo jornal.

Aos jornais, o presidente do IPEA, Marcio Pochmann disse prever um incremento de R$ 106 bilhões na economia por causa do aumento real de 5% na renda da população. Daí explica-se parte do otimismo dos brasileiros na reta final do ano.

“Os recursos do aumento da renda somados aos R$ 88,3 bilhões previstos para entrar na economia por causa do 13º salário, devem garantir o melhor Natal da história do país, afirmou Pochmann, como publica, textualmente, O Globo.

Ainda conforme o estudo do Ipea, no Globo: “53,8% das famílias disseram que este é o melhor momento para comprar bens duráveis, como televisão e geladeira. Além disso, 47,73% informaram que não têm dívidas, contra apenas 10% das famílias que disseram que estão muito endividadas”.

Fonte blog do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário