segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Natal dos temporários

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) estima a abertura de 139 mil vagas temporárias em todo o país – no comércio e na indústria – até a chegada do Natal, 11% a mais do que no mesmo período de 2009.

Há anos, o período que antecede o Natal é sinônimo de trabalho para milhares de pessoas, estejam elas em busca de uma oportunidade de emprego efetivo ou apenas renda extra.

Do total de vagas oferecidas, cerca de 30% deverão ser preenchidas por jovens em situação de primeiro emprego. “Conquistar uma vaga temporária é uma chance para o trabalhador mostrar o seu potencial, com possibilidade de efetivação”, afirma Jismália de Oliveira Alves, diretora de comunicação da entidade.

Segundo ela, 28% dos contratos poderão se tornar efetivos, ou seja, emprego fixo para 39 mil pessoas, 26% a mais do que no Natal anterior.

Os números desta pesquisa, encomendada pela Asserttem ao Instituto de Pesquisa Manager (Ipema), contemplam apenas os contratos temporários firmados de acordo com a Lei 6.019/74, excluindo estagiários, terceirizados e contratos informais.

Caso a previsão de abertura de 139 mil vagas temporárias em todo o país se confirme, será o melhor resultado da história. Para o presidente da Asserttem, Vander Morales, o aumento da renda familiar e a estabilidade da economia são os grandes responsáveis pelo otimismo do mercado. “Com aproximadamente 44% dos consumidores, a classe C continua em evidência, principalmente após a migração de brasileiros vindos de classes mais baixas”.

Para ele, com um cenário econômico favorável, empresas de bens e serviços sentem-se impulsionadas a produzir mais e a direcionar suas estratégias para este público, gerando um ciclo virtuoso de consumo.

Fonte: blog do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário