quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Investimentos e crescimento do salário mínimo impulsionam o emprego no Nordeste

Por Vanessa Corrêa

O economista Ilmar Ferreira Silva, do Dieese, explicou ao Blog que os bons resultados do CAGED em agosto divulgados na semana passada devem-se, em parte, ao que vem ocorrendo no Nordeste, a região que apresentou o maior aumento percentual (1,32%) entre todas as regiões na geração de emprego formal.

Com um saldo de 69.562 empregos criados, com destaque para o estado de Pernambuco, que apresentou o melhor saldo da região em agosto, o Nordeste tem sido importante criador de novos postos de trabalho.

“O Norte/Nordeste parece ser a região onde os investimentos em infraestrutura se realizam de maneira mais intensa. Outro fator que contribuiu para estes dados mais robustos foi a ampliação da renda, o crescimento do salário mínimo e os programas de geração de renda”, disse Ferreira Silva.

Motores do emprego

Segundo o CAGED, no Brasil todo, os setor de Serviços foi o que mais empregou (128.232) em agosto. Já a construção civil foi o setor que apresentou o maior aumento percentual (1,59%).

“Os setores que projetam os comportamentos mais positivos no ano, além dos Serviços, é a Construção Civil, que vem mantendo o ritmo acelerado de contratações formais desde o segundo semestre de 2009, fato ligado, por sua vez, ao maior acesso a crédito e as obras de infraestrutura”, afirmou o economista.

Segundo ele, a expectativa indicada para o final do ano é de geração em torno de 2,3 milhões de empregos no país ao longo de 2010.

Fonte blog do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário